LITERATURA E LEITORES ESTRATÉGIAS ACIONAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR
Abstract
Várias perspectivas e áreas de investigação lingüística e literáriaapontam o estudo da formação do leitor como sendo uma das experiênciasfundamentais para se compreender as relações do ser humanocom seus pares e para se entender o processo de inclusão doser humano na sociedade (YUNES, 2002). Neste contexto, é levantadaa hipótese de que, de acordo com o domínio social específico noqual um conceito de literatura é construído, e de acordo com as açõespertinentes a um nível de ações neste domínio, o processo de formaçãode leitores privilegiará certas estratégias acionais que necessariamentenão seriam pertinentes a outros níveis de socialização. Ou seja,o que se espera de comportamento de leitura num espaço socialnão corresponde a outro espaço, e por esta razão, privilegia estratégiasacionais distintas. No intuito de analisar esta hipótese, utilizareiduas investigações empíricas realizadas recentemente e que são especiaispara esta reflexão, pois marcam momentos essenciais da históriade leituras no espaço da sala de aula, e contrastarei as conclusõesdestas com o arcabouço teórico dos estudos empíricos da literatura.Downloads
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.
