DE TOQUES SUTIS A VOADORAS: POR UMA ÉTICA EDUCACIONAL A PARTIR DOS CORPOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45745Palabras clave:
Biodanza, Corpo e Educação, Ética educacional e corporeidade, Educação somática.Resumen
O texto propõe um olhar sobre a ideia de uma ética educacional desde os corpos, aproximando filósofos da diferença e aulas de Biodanza, uma prática corporal, na universidade. A noção de ética em Foucault pressupõe um vínculo estreito entre as mensagens trazidas pelo indivíduo ao mundo e seus modos de ser. Com Gil tal vínculo pode ser lido em corpos paradoxais e com possibilidades de abertura. O que se pode, então, dizer de uma ética que tenha como base um corpo sempre permeável? Como fazer educação a partir dela? Pensamos uma ética educacional a partir da condição responsiva do corpo, que suspende sua suposta estabilidade; de sua condição aglutinadora, nos contatos que estabelece; e de sua condição de comum, que sustenta a força política da intempestividade do corpo.Citas
BOLSANELLO, D. P. Em pleno corpo: educação somática, movimento e saúde. Curitiba: Juruá, 2009.
DARDOT, P.; LAVAL, C. Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
LE MOAL, P. Dictionnaire de la danse. Paris: Larrousse, 2008.
DELEUZE, G. Lógica do sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2015.
______. Proust e os signos. Tradução de Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
______. Espinosa: Filosofia prática. Tradução de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.
DREYFUS, H; RABINOW, P. Michel Foucault entrevistado por Hubert L. Dreyfus e Paul Rabinow. In.: _______. Michel Foucault, uma trajetória filosófica (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 251-292.
FOUCAULT, M. O enigma da revolta: entrevistas inéditas sobre a Revolução Iraniana. Tradução de Lorena Balbino. São Paulo: n-1, 2018.
______. Ditos e escritos VI – Repensar a politica. Tradução de Ana Lúcia Paranhos Pessoa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, p. 289-347.
______. A hermenêutica do sujeito. Tradução de Marcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006(a).
______. História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 2006(b).
______. Ditos e escritos V – Ética, sexualidade, política. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006(c).
GALLO, S. Em torno de uma educação menor. Educação e Realidade, v. 27, n.2, jul./dez. 2002, p. 169-178.
GIL, J. Caos e Ritmo. Lisboa: Relógio D’Água, 2018.
______. Pequenas percepções. In: LINS, D. (Org). Razão Nômade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005, p. 19-32.
______. Movimento total. O corpo e a dança. Lisboa: Relógio D’Água, 2001.
GUATTARI, F; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
HANNA, Thomas. What is Somatics? Somatics, v. 4, 1986, p. 4-8.
INGOLD, T. Anthropology and/as Education. London: Routledge, 2017.
LAPOUJADE, D. Deleuze, os movimentos aberrantes. Tradução de Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: n-1, 2015.
LAVAL, C. Foucault e a experiência utópica. In:FOUCAULT, M. O enigma da revolta: entrevistas inéditas sobre a Revolução Iraniana. Tradução de Lorena Balbino. São Paulo: n-1, 2018, p. 102-142.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
UNO, K. Hijikata Tatsumi: Pensar um corpo esgotado. Tradução de Christine Greiner e Ernesto Filho. São Paulo: n-1, 2018.
VEIGA-NETO, A. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional