DE TOQUES SUTIS A VOADORAS: POR UMA ÉTICA EDUCACIONAL A PARTIR DOS CORPOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45745Keywords:
Biodanza, Corpo e Educação, Ética educacional e corporeidade, Educação somática.Abstract
O texto propõe um olhar sobre a ideia de uma ética educacional desde os corpos, aproximando filósofos da diferença e aulas de Biodanza, uma prática corporal, na universidade. A noção de ética em Foucault pressupõe um vínculo estreito entre as mensagens trazidas pelo indivíduo ao mundo e seus modos de ser. Com Gil tal vínculo pode ser lido em corpos paradoxais e com possibilidades de abertura. O que se pode, então, dizer de uma ética que tenha como base um corpo sempre permeável? Como fazer educação a partir dela? Pensamos uma ética educacional a partir da condição responsiva do corpo, que suspende sua suposta estabilidade; de sua condição aglutinadora, nos contatos que estabelece; e de sua condição de comum, que sustenta a força política da intempestividade do corpo.References
BOLSANELLO, D. P. Em pleno corpo: educação somática, movimento e saúde. Curitiba: Juruá, 2009.
DARDOT, P.; LAVAL, C. Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
LE MOAL, P. Dictionnaire de la danse. Paris: Larrousse, 2008.
DELEUZE, G. Lógica do sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2015.
______. Proust e os signos. Tradução de Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
______. Espinosa: Filosofia prática. Tradução de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.
DREYFUS, H; RABINOW, P. Michel Foucault entrevistado por Hubert L. Dreyfus e Paul Rabinow. In.: _______. Michel Foucault, uma trajetória filosófica (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 251-292.
FOUCAULT, M. O enigma da revolta: entrevistas inéditas sobre a Revolução Iraniana. Tradução de Lorena Balbino. São Paulo: n-1, 2018.
______. Ditos e escritos VI – Repensar a politica. Tradução de Ana Lúcia Paranhos Pessoa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, p. 289-347.
______. A hermenêutica do sujeito. Tradução de Marcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006(a).
______. História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 2006(b).
______. Ditos e escritos V – Ética, sexualidade, política. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006(c).
GALLO, S. Em torno de uma educação menor. Educação e Realidade, v. 27, n.2, jul./dez. 2002, p. 169-178.
GIL, J. Caos e Ritmo. Lisboa: Relógio D’Água, 2018.
______. Pequenas percepções. In: LINS, D. (Org). Razão Nômade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005, p. 19-32.
______. Movimento total. O corpo e a dança. Lisboa: Relógio D’Água, 2001.
GUATTARI, F; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
HANNA, Thomas. What is Somatics? Somatics, v. 4, 1986, p. 4-8.
INGOLD, T. Anthropology and/as Education. London: Routledge, 2017.
LAPOUJADE, D. Deleuze, os movimentos aberrantes. Tradução de Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: n-1, 2015.
LAVAL, C. Foucault e a experiência utópica. In:FOUCAULT, M. O enigma da revolta: entrevistas inéditas sobre a Revolução Iraniana. Tradução de Lorena Balbino. São Paulo: n-1, 2018, p. 102-142.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
UNO, K. Hijikata Tatsumi: Pensar um corpo esgotado. Tradução de Christine Greiner e Ernesto Filho. São Paulo: n-1, 2018.
VEIGA-NETO, A. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License