Um convite para repensar a ignorância: sobre o exercício da função-orientador
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.54555Palavras-chave:
Michel Foucault, Função-Orientador, Escrita de Si, História da EducaçãoResumo
O artigo concentra o foco em dois principais tensionamentos que parecem um tanto especiais para compreender o exercício da função-orientador nas instituições universitárias. O primeiro diz respeito ao modo como pensamos a forma escolar; o segundo se refere à maneira como vislumbramos os lugares do texto e da escrita na relação acadêmica. Tal percurso investigativo foi estimulado pelo desejo de encontrar itinerâncias entre Michel Foucault e a Educação que, de algum modo, nos desafiem a (re)pensar aquilo que cotidianamente fazemos (ou deixamos de fazer) em nossos exercícios docentes na contemporaneidade.
Referências
ALVAREZ-URÍA, Fernando; VARELA, Julia. Arqueología de la escuela. Madrid: La Piqueta, 1991.
BARROSO, João. Cultura, cultura escolar, cultura de escola. Princípios Gerais da Administração Escolar, v. 1, 2012, p. 181-199.
BOTO, Carlota. A liturgia da escola moderna: saberes, valores, atitudes e exemplos. História da Educação, v. 18, n. 44, 2014 p. 99-127.
DALLABRIDA, Norberto. Nascimento da escolarização moderna: cotejo de duas leituras.. Perspectiva (UFSC), v. 22, 2004, p. 93-110.
DE CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano 1: Artes de Fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
DE CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DUSSEL, Inés; CARUSO, Marcelo. A Invenção da Sala de Aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VAGO, Tarcísio Mauro. Histórias de Escolarização: reformas, currículos, disciplinas e práticas. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.1, 2009, p. 5-9.
FOUCAULT, Michel. Conversa com Michel Foucault. In: ____. Ditos e escritos VI. Repensar a política, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, p. 289-347.
FOUCAULT, Michel. O pensamento do exterior. In: Ditos e escritos III. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009, p. 219-242.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V. Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p. 144-162.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Aula Inaugural no Collége de France, pronunciada em 2 dez. 1970. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor?. Lisboa: Passagens, 1992.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 2001, p. 9-44.
LE BRETON, David. Antropologia do corpo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Sobre o preço da pesquisa pedagógica. In: ____. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014, p. 55-80.
PETITAT, André. Produção da escola/produção da sociedade: análise sóciohistórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SCHUELER, Alessandra Frota Martinez. Educar em família: o Colégio Amorim Carvalho na Corte imperial (1882-1889). Revista HISTEDBR On-line, 2007, p. 65-77.
SCHUELER, Alessandra Frota Martinez; SILVA, José Claudio Sooma. Obrigatoriedade Escolar e Educação da Infância no Rio de Janeiro no Século XIX. In: VIDAL, Diana Gonçalves; SÁ, Elisabeth Figueiredo de; SILVA, Vera Lucia Gaspar. (Orgs.). Obrigatoriedade Escolar no Brasil. Cuiabá: EdUFMT, 2013, p. 243-57.
VIDAL, Diana Gonçalves; SÁ, Elisabeth Figueiredo de; SILVA, Vera Lucia Gaspar. (Org.). Obrigatoriedade Escolar no Brasil. Cuiabá: EdUFMT, 2013.
VILLELA, Heloísa de Oliveira Santos. O Mestre-Escola e a Professora. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 95-134.
VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista. Belo Horizonte, jun., 2001, p. 7-48.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional