Rede colaborativa virtual de aprendizagem: conectando saberes docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.66753

Palavras-chave:

aprendizagem colaborativa, rede colaborativa virtual de aprendizagem, formação continuada de professores

Resumo

O presente trabalho se ocupou de questões relativas a aprendizagem colaborativa entre professores em formação contribuindo para a criação de redes colaborativas virtuais de aprendizagem como potencial reflexivo para a formação continuada de professores. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório, sendo que a coleta de dados aconteceu por meio de questionários elaborados pelo Google Forms e respondido pelos pesquisados totalmente a distância e por meio digital. Os sujeitos desta pesquisa foram professores da rede municipal participantes do programa de formação Letramento e Alfabetização (PROMLA) de Santa Maria, no período de abril a dezembro de 2020. A análise dos dados foi organizada de maneira teórico reflexiva. Como resultado desse trabalho pode-se entender que para se criar uma rede é preciso estar conectado, ou seja, estabelecer um conexão com seus pares.

Downloads

Publicado

24-06-2023

Como Citar

CARGNELUTTI, Daniela Cherobini; OLIVEIRA PAVÃO, Ana Cláudia. Rede colaborativa virtual de aprendizagem: conectando saberes docentes. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 72, p. 278–290, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.66753. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/66753. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua