Teoria jurídica queer?

Materiais para uma leitura queer do direito

Autores

  • Dandara da Costa Rocha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Daniel J. García López Universidade de Granada

Palavras-chave:

Teoria Queer, Feminismo, Sujeito, Identidade, Heteronormatividade, LGBTI

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2025/89777

Desde a década de 90, o feminismo foi impactado com o surgimento de uma corrente de pensamento e ativismo (LGBTI) no que passou a ser chamado de Teoria Queer. Esta busca desconstruir as categorias políticas modernas, como identidade ou sujeito, para construir espaços de resistência à heteronormatividade. Embora a Teoria Queer tenha se expandido rapidamente, ainda não conseguiu penetrar adequadamente nos espaços jurídicos. Este artigo busca traçar as linhas gerais para uma leitura queer do direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dandara da Costa Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Travesti, advogada com formação na Universidade Federal Rural do Semi-Árido e mestranda em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais. Filiada à Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura e membra do projeto de extensão Diverso UFMG – Núcleo Jurídico da Diversidade Sexual. E-mail: dandcrocha@ufmg.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-7379-3961.

Daniel J. García López, Universidade de Granada

Professor de Filosofia do Direito na Universidade de Granada.

Downloads

Publicado

2025-11-03

Como Citar

da Costa Rocha, D., & J. García López, D. (2025). Teoria jurídica queer? Materiais para uma leitura queer do direito. Revista Direito E Práxis, 16(4), 1–31. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/89777

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.