Aprendendo a reescrever decisões judiciais em perspectivas feministas

Uma experiência pedagógica transformadora e emancipatória na Amazônia brasileira

Autores

Palavras-chave:

Reescrita Feminista, Interculturalidade, Experiências Didático-Pedagógicas, Ensino Jurídico Feminista

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/79121

O artigo descreve uma experiência de reescrita de decisões judiciais em perspectivas feministas realizada no âmbito do Projeto Julgamentos Feministas da Universidade Federal de Roraima que, ao mobilizar os métodos dos saberes localizados, lugar de fala, teoria do ponto de vista feminista, pergunta pela mulher, posicionalidade e raciocínio prático feminista, questiona os dogmas da universalidade, neutralidade e objetividade do direito e demonstra que é possível escrever decisões judiciais mais justas e adequadas a mulheres marcadas pela interseccionalidade de gênero, raça, etnia, classe e origem, utilizando uma abordagem feminista, decolonial, interseccional e intercultural. A experiência descrita nos permitiu refletir sobre os ganhos e desafios da utilização pedagógica da reescrita no ensino jurídico e sobre o seu papel na construção de um ensino jurídico feminista, transformador e emancipatório. 

Palavras-chave: Reescrita Feminista; Interculturalidade; Experiências Didático-Pedagógicas; Ensino Jurídico Feminista. 

Biografia do Autor

Priscilla Cardoso Rodrigues, Universidade Federal de Roraima

Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Doutoranda em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC). Professora Adjunta do Instituto de Ciências Jurídicas e Professora Colaboradora do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Investigadora do Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra. Coordenadora Geral do Observatório de Direitos Humanos, do Espaço de Discussão e Formação em Direitos Humanos e do Projeto Julgamentos Feministas da UFRR. Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq Amazônia - Recursos Naturais e Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental (GPASSA) e Núcleo de Estudos e Pesquisas Ovelário Tames (NEPOT) e do Feminist Judgments Project - Brazil. Avaliadora de cursos e IES do INEP/MEC e revisora de periódicos científicos nacionais e internacionais. Researcher Visiting Scholar no Latin American and Caribbean Studies Institute (LACSI), na University of Georgia. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-8076-1736 . E-mail: priscilla.cardoso@ufrr.br

Andrezza Gabrielli Silveira Menezes, Universidade Federal de Roraima

Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil. E-mail: andrezzagabrielli@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6131-0382.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Cardoso Rodrigues, P., & Silveira Menezes, A. G. (2023). Aprendendo a reescrever decisões judiciais em perspectivas feministas: Uma experiência pedagógica transformadora e emancipatória na Amazônia brasileira. Revista Direito E Práxis, 14(4), 2637–2663. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79121

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