POR UMA NOVA ORALIDADE NO PROCESSO CIVIL: COOPERAÇÃO JUDICIÁRIA, EFICIÊNCIA E SINCRONICIDADE

Autores

  • William Santos Ferreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP
  • Lírio Hoffmann Júnior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.64406

Palavras-chave:

perfil democrático da jurisdição, contraditório efetivo, tecnologia, eficiência, oralidade

Resumo

De que maneira o perfil democrático de inspiração constitucional pode proporcionar à jurisdição um ganho de legitimidade e eficiência? Com o animado propósito de lançar luzes a esse questionamento fundamental, que demanda uma análise amalgamada de eficiência, celeridade e respeito às garantias fundamentais das partes no processo, são avaliadas neste ensaio as balizas necessárias à construção de um modelo estruturado e adequado de procedimento que possibilite o alcance de resultados socialmente justos a partir da ressignificação do papel dos sujeitos e da própria oralidade no processo civil. Ao longo do artigo são lançadas considerações a respeito da noção de contraditório efetivo e da função do princípio da cooperação enquanto comunidade de trabalho que autoriza, sobretudo às partes, o exercício de influência na construção da norma de decisão pelo juiz. São abordadas, ainda, considerações relacionadas ao princípio da eficiência no aspecto gerencial e jurisdicional de atuação do Poder Judiciário, com a conclusão parcial de que a eficiência assume papéis diversos enquanto mote da jurisdição e como princípio conformador do procedimento. Na sequência, são desenvolvidas considerações relacionadas à oralidade no processo e sobre o papel ressignificado na estruturação e realização dos atos probatórios, a partir de um modelo que privilegia o uso crescente da tecnologia. Em considerações finais, são desenvolvidas propostas que procuram situar a relevância da oralidade neste novo modelo processual.

Biografia do Autor

William Santos Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

Doutor e Mestre em Processo Civil pela PUC-SP. Professor de Direito Processual Civil na graduação, mestrado e doutorado da PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa do qual se origina o trabalho: “Processo Civil: Tradições, Transformações e Perspectivas Avançadas (TTPA)” da PUC-SP, integrante da rede internacional de grupos de pesquisa ProcNet. Advogado e Parecerista. São Paulo/SP.

Lírio Hoffmann Júnior, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

Doutorando em Processo Civil pela PUC-SP, Mestre em Processo Civil pela PUC-RS. Especialista em Processo Civil pela UFSC. Professor de Direito Processual Civil nos cursos de graduação e pós-graduação da UNISUL – SC e na Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina - ESMESC. Membro do IBDP e integrante do Grupo de Pesquisa do qual se origina o trabalho: “Processo Civil: Tradições, Transformações e Perspectivas Avançadas (TTPA)” da PUC-SP, integrante da rede internacional de grupos de pesquisa ProcNet. Juiz de Direito em Santa Catarina. Florianópolis/SC.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Ferreira, W. S., & Hoffmann Júnior, L. (2021). POR UMA NOVA ORALIDADE NO PROCESSO CIVIL: COOPERAÇÃO JUDICIÁRIA, EFICIÊNCIA E SINCRONICIDADE. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(1). https://doi.org/10.12957/redp.2022.64406