Cartas sobre a discência e a docência on-line: uma experiência com Paulo Freire
DOI :
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60136Mots-clés :
Paulo Freire. Cartas. Epidemia. Presença no mundo. Esperança. Risco.Résumé
Neste artigo, em forma de cartas, discutimos uma experiência docente na cibercultura, que foi a realização do curso “Paulo Freire em tempos de distanciamento social” logo nos primeiros meses da pandemia. A forma de Cartas foi escolhida como uma prática do diálogo entre o docente do curso e uma discente para discutir o que significou, naquele instante, a impossibilidade do ensino presencial e a adoção da prática on-line, observando suas possibilidades, mas também seus impasses. Paulo Freire foi o autor estudado no curso e pensamos no artigo como ele foi também um personagem das nossas práticas nos encontros on-line, extraindo da leitura de algumas das suas obras concepções e valores sobre a educação que orientaram a razão para estudar quando a pandemia já traumatizava e precisávamos sustentar eticamente nossa escolha pela formação em tempos de emergência epidemiológica, inclusive. No artigo, a experiência do curso é recordada e refletida, passado um ano do início da sua realização, com destaque para as concepções de esperança e risco, como importante legado de Paulo Freire, que nos serve agora, na pandemia.
Références
BERINO, Aristóteles; CABRAL, Talita. Paulo Freire on-line: Um ensaio estético. Revista Docência e Cibercultura, [Notícias], on-line, 27 de julho de 2020. ISSN: 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1130. Acesso em: 02 jul. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Organização e participação de Ana Maria Araújo Freire. 5. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz & Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz & Terra, 2020a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz & Terra, 2020b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 27. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz & Terra, 2020c.
HAN, Byung-Chul. Favor fechar os olhos: em busca de um tempo outro. Petrópolis: Vozes, 2021.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2. ed. ampliada. Petrópolis: Vozes, 2017.
PUEYO, Tomas. Coronavírus: O Martelo e a Dança. [S.l.: s.n.], 2020a. Disponível em: https://medium.com/altru%C3%ADsmo-eficaz-brasil/corona-v%C3%ADrus-o-martelo-e-a-dan%C3%A7a-d396553e928b. Acesso em: 30 maio 2021.
PUEYO, Tomas. Coronavírus: Por que se deve agir agora. [S.l.: s.n.], 2020b. Disponível em: https://medium.com/altru%C3%ADsmo-eficaz-brasil/coronav%C3%ADrus-por-que-se-deve-agir-agora-d92485ad38d9. Acesso em: 30 maio 2021.
STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).