ATOS DE CURRÍCULO EM PERSPECTIVA DE CIBERACESSIBILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.87425

Palavras-chave:

Ciberpesquisa-formação, App-learning, Ciberacessibilidade

Resumo

Discutimos o conceito de ciberacessibilidade a partir da perspectiva de App-Learning, ou aprendizagem mediada por aplicativos móveis, destacando-se a portabilidade e mobilidade dos sujeitos em conexão com a cidade e o ciberespaço, removendo barreiras. A pesquisa adotou a abordagem metodológica da ciberpesquisa-formação na cibercultura, a multirreferencialidade e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Foi realizada uma análise sobre a mobilização de Atos de Currículo na disciplina de Informática na Educação, oferecida em um curso de Pedagogia a distância da UERJ, em parceria com a Cecierj / Consórcio CEDERJ. O estudo explorou como criar atos de currículo em educação online por meio de práticas de App-Learning, considerando os usos dos dispositivos móveis pelas praticantes culturais e a instituição de práticas de App-Learning em seu cotidiano para formação docente na Cibercultura. Os resultados da pesquisa incluem narrativas, imagens, noções de autoria, fundamentação e ciberacessibilidade, bem como a experiência pessoal do autor, destacando sugestões de aplicativos e práticas para inspirar futuros educadores.

Biografia do Autor

Wallace Carriço de Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no curso de Licenciatura em Educação Especial. Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEduc UFRRJ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd UERJ, Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, atuo na Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD/UFRRJ) e como mediador da disciplina Informática na Educação, do curso de Pedagogia a distância da UERJ, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) / Consórcio CEDERJ. Sou integrante do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura e do GPEEC - Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Ciberacessibilidade

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

DE ALMEIDA, Wallace Carriço. ATOS DE CURRÍCULO EM PERSPECTIVA DE CIBERACESSIBILIDADE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 4, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.87425. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/87425. Acesso em: 10 dez. 2024.