Conversando com Paulo Freire - Diálogos dentro e fora do PPGEDUC/UFRRJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.62823Palavras-chave:
centenário de Paulo Freire, conversas, live, diálogos, artefatos curriculares.Resumo
“Conversando com Paulo Freire” é um dispositivo formativo, cunhado pela comissão de comunicação do PPGEDUC/UFRRJ, para homenagear e atualizar a obra de Paulo Freire, que neste ano de 2021 comemora seu centenário de vida. Paulo Freire é patrono da educação brasileira, nosso autor mais citado nacionalmente e internacionalmente. Sua obra e memória vêm sofrendo golpes diante do cenário de desgoverno que se institui em nosso país nos últimos anos. O Programa de Pós-graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro organizou o dispositivo, que acontece mensalmente de abril a dezembro de 2021, não só para homenagear Paulo Freire, mas também para apresentá-lo para as novas gerações. Sempre com a mediação de uma ou um docente do programa, são convidados para o diálogo estudantes ou docentes do programa e parceiros e parceiras intelectuais de fora do programa, promovendo, assim, intercâmbios e redes de colaboração, incluindo pares também de fora do Brasil. Cada convidado apresenta um tema, dialogando com seu interlocutor, instituindo, assim, a conversa entre membros convidados e os participantes que interagem no canal do PPGEDUC Rural no Youtube, via sala de bate-papo (Chat). Os participantes que preenchem e comprovam a participação são certificados, integrando uma grande rede que dialoga com a escola básica, as universidades e diferentes e plurais redes educativas. A live é transmitida ao vivo pelo canal, que também guarda sua memória para reuso. Assim, cada live é em potência um artefato curricular, que pode ser reutilizada em outros contextos, disparando mais e mais diálogos. Diálogos são uma das máximas freirianas, uma vez que só a partir da conversa que podemos garantir o debate democrático para uma educação autêntica. Nosso objetivo é partilhar com os leitores da Revista Docência e Cibercultura, neste número especial, esta produção, na esperança que mais e diferentes “Conversando com Paulo Freire” possam emergir. Também é a nossa forma de homenagear sua memória, que muito nos inspira com sua vigorosa obra, que não separa a docência da discência, a pesquisa da formação, os homens das mulheres e a democracia da justiça social.Downloads
Publicado
2021-10-13
Como Citar
SILVA, Nathalia de Souza; SANTOS, Edméa Oliveira dos; MALACHIAS, Rosângela. Conversando com Paulo Freire - Diálogos dentro e fora do PPGEDUC/UFRRJ. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 21–26, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.62823. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/62823. Acesso em: 10 out. 2024.
Edição
Seção
Produções Artísticas, Literárias e Culturais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).