Aglomerados subnormais e o plano diretor municipal da cidade de Itabuna

Autores

Palavras-chave:

cidades, aglomerados subnormais, plano diretor, direito à cidade

Resumo

O desordenado crescimento urbano construiu muros invisíveis, dividindo a população entre aquela que pode usufruir dos bens e serviços que o sistema urbano dispõe, e a outra parcela da sociedade que vive à margem deste processo. A partir disso, surgiram as residências alocadas em regiões precárias e com ínfimo acesso à serviços básicos, denominada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de aglomerados subnormais. Para orientar os gestores, o Estatuto da Cidade discorreu sobre o Plano Diretor, e a função deste instrumento para a organização e gestão da cidade, principalmente na alocação residencial da população. Nesse contexto, adentramos na realidade de Itabuna, município localizado na região sul da Bahia, que no lapso temporal de 10 anos vivenciou um crescimento dos bairros considerados aglomerados subnormais, situação agravada pelo Plano Diretor Municipal vigente que não representa a realidade enfrentada pela população. Dessa forma, a presente pesquisa busca discutir como uma legislação municipal coerente e atualizada ecoa nas temáticas sociais e econômicas e, quando essa correspondência não ocorre, a lei apenas cumpre uma mera formalidade legal e deixa de atender o que há de mais importante na cidade, que são as pessoas e a forma como estão residindo nos centros urbanos. 

Biografia do Autor

Ferlanda Luna, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Direito. Especialista em políticas públicas (CESUPI). Mestre em Economia Regional e Políticas Públicas - Universidade Estadual de Santa Cruz. Universidade Estadual de Santa Cruz –UESC – Brasil. Doutorando em Economia Política pela Universidade de Coimbra.

Christiana Cabicieri Profice, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA/UESC). Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio grande do Norte, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Brasil.

Andrea da Silva Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA/UESC) e do Mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas (MERPP/UESC). Doutora em Desenvolvimento Rural pelo Instituto Nacional Agronômico Paris-Grignon, França (diploma reconhecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Brasil

Publicado

2024-01-29

Como Citar

Luna, F., Cabicieri Profice, C., & da Silva Gomes, A. (2024). Aglomerados subnormais e o plano diretor municipal da cidade de Itabuna. Revista De Direito Da Cidade, 15(4), 2134–2160. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/66656

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos