Revitalização de espaços urbanos e o direito à cidade: uma experiência maringaense na concretização da dignidade humana como direito da personalidade no combate à criminalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2023.63094

Palavras-chave:

Controle sócio penal, Desordem urbana, Direito da Personalidade, Estruturação Urbana, Políticas públicas.

Resumo

Devido aos elevados índices de criminalidade, o espaço urbano é tratado como um desafio pelo Poder Público e pela sociedade. O desenvolvimento da pesquisa observa a mudança de pontos do planejamento urbano para combate efetivo das infrações criminais, eis a importância do bem-estar dos cidadãos junto à comunidade. Especificamente, explora-se aspectos essenciais da reforma urbana que envolve o direito coletivo e a dignidade humana dos indivíduos enquanto direito da personalidade, a fim de evidenciar prerrogativas e políticas públicas ante a desordem socioespacial mapeada na cidade de Maringá, no Estado do Paraná. No mesmo sentido, impõe-se a identificação de possibilidades de intervenção do Poder Público no desenvolvimento urbano, assim como no fomento de cidades justas com o acesso igualitário de forma a promover a satisfação dos habitantes inseridos na comunidade. Por fim, cumpre salientar que a pesquisa utiliza parâmetros e mecanismos capazes de operar a postura participativa através de projeto de restauração urbano, incluindo a permeabilidade da democratização das minúcias do instrumento de gestão, transcendendo, assim, a dicotomia do direito privado e direito público. Outrossim, o estudo traz à baila a efetivação da segurança pública e as garantias constitucionais asseguradas a cada indivíduo e grupo social englobado no cenário urbano violento.

Biografia do Autor

Lorena Raggiotto Rocha, .

 

Conciliadora voluntária nomeada pelo TJPR, de dezembro de 2019 a dezembro de 2021. Bolsista de iniciação científica pelo ICETI em 2020. Advogada.  Endereço eletrônico: <lorenaraggiotto@gmail.com>. 

Andryelle Vanessa Camilo Pomin, .


Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Cesumar (Unicesumar), professora do curso de graduação em Direito da Unicesumar. Pesquisadora do CNPq. Advogada. Endereço eletrônico: <andryellecamilo@gmail.com>. 

Marcelo Negri Soares, .

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC, São Paulo, (Brasil). Pesquisador Next Seti. Orientador e pesquisador ICETI. Pós-Doutor pela Universidade Nove de Julho – São Paulo e também pela USP – Universidade de São Paulo. Especialista em Direito pela Universidade Mackenzie, São Paulo (SP). Cursou extensão universitária em Harvard, Berckeley e MIT, nos Estados Unidos da América. Professor do PPGCJ da Universidade Cesumar – UNICESUMAR, Mestrado e Doutorado Unicesumar (Maringá-PR). Professor visitante na Universidade de Coventry, Inglaterra, Reino Unido (Programa de Doutorado em Direito e Negócios).

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Raggiotto Rocha, L., Camilo Pomin, A. V., & Negri Soares, M. (2023). Revitalização de espaços urbanos e o direito à cidade: uma experiência maringaense na concretização da dignidade humana como direito da personalidade no combate à criminalidade. Revista De Direito Da Cidade, 15(3), 1368–1395. https://doi.org/10.12957/rdc.2023.63094

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos