Teoria da história, ensino de história e universidade: diálogos e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2023.76518

Palavras-chave:

Apresentação, Teoria da História, Ensino de História, Educação, Universidade

Resumo

Apresentação. Revista Maracanan, PPGH/UERJ, Rio de Janeiro, n. 32 - "Teoria da história, ensino de história e universidade: diálogos e perspectivas, jan.-abr. 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Pinha Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História; e do ProfHistória/UERJ, Faculdade de Formação de Professores. Doutor e Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; graduado em História pela UERJ. Atualmente Coordena a Comunidade de Estudos de Teoria da História - COMUM. Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ e do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística - PROCIENCIA, UERJ/FAPERJ. 

Marcelo de Mello Rangel, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutor e Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; graduado em Filosofia pela UFRJ e em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador do “Grupode Pesquisa em História, Ética e Política” (GHEP/UFOP) e do Grupo de Trabalho “Alteridade e Desconstrução” da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia - ANPOF. Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Referências

ARAUJO, Valdei Lopes de. O direito à história: o(a) historiador(a) como curador(a) de uma experiência histórica socialmente distribuída. In. Conversas sobre o Brasil: ensaios de crítica histórica. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

GABRIEL, Carmen Teresa. Teoria da História, Didática da História e narrativa: diálogos com Paul Ricoeur. Revista Brasileira de História (Online), v. 32, p. 187-210, 2012.

GONÇALVES, Marcia de Almeida. Teorizar aprender e ensinar História. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2020.

GUIMARÃES, Géssica. Disciplina e experiência: construindo uma comunidade de escuta na teoria e no ensino de história. História da Historiografia, Ouro Preto (MG), v. 14, n. 36, p. 373–401,

MATTOS, Ilmar Rohloff de. "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História. Tempo, Niterói (RJ), v. 11, n. 21, p. 5-16, jun. 2006.

RANGEL, Marcelo de M.; ARAUJO, Valdei L de. Apresentação - Teoria e história da historiografia: do giro linguístico ao giro ético-político. História da Historiografia, Ouro Preto (MG), v. 8, n. 17,

RODRIGUES, Mara Cristina; SCHMIDT, Benito. O professor universitário de história é um professor? Reflexões sobre a docência de teoria e metodologia da história e historiografia no ensino superior. Revista de História da Unisinos, v. 21, p. 169-178, 2017.

TURIN, Rodrigo; AVILA, Arthur; NICOLAZZI, Fernando (Orgs.). A História (in)Disciplinada: Teoria, ensino e difusão de conhecimento histórico. Vitória: Milfontes, 2019.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

SILVA, Daniel Pinha; RANGEL, Marcelo de Mello. Teoria da história, ensino de história e universidade: diálogos e perspectivas. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, Brasil, n. 32, p. 07–15, 2023. DOI: 10.12957/revmar.2023.76518. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/76518. Acesso em: 4 fev. 2026.