v. 5 n. 2 (2019): Laicidade e educação em tempos conservadores

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Em meio a uma conjuntura conservadora, consideramos imprescindível a organização de um Dossiê que defenda a laicidade do Estado e da educação pública brasileira. Entende-se que o conservadorismo é uma visão social de mundo cujo discurso se baseia no estilo de pensamento conservador, que por sua vez se fundamenta no tradicionalismo inventado, para construir uma agenda política que se baseia na desigualdade social.

Publicado: 29-08-2019

Edição completa

  • Expediente

    135 -136
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44840
  • Editorial

    Denize Sepulveda, Rosimeri de Oliveira Dias
    137 - 138
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44842
  • Apresentação

    José Antonio Sepulveda
    139 - 143
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44844

Relatos de experiências

  • O medo do prazer e sua relação com o retorno ao silenciamento: um relato de experiência

    Marcia Jacob Vieczorek
    378-385
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44861

Resenhas

  • Resenha Filme Assunto de família de Hirokazu Kore-Eda

    Fabiana Nery de Lima Pessanha
    360-364
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44858
  • Resenha Livro: Leitura e escrita na escola e na formação docente: experiências, políticas e práticas.

    Jacqueline Martins Martins da Silva
    365-371
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44859

Entrevistas

  • Entrevista realizada com o vereador português Antônio Serzedelo, da Junta de Freguesia de Arroios – Lisboa, Portugal

    Denize Sepulveda, José Antonio Sepulveda
    372-377
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44860

Artigos

  • Entre o diálogo e a convivência nas práticas socioeducativas em uma instituição filantrópica em São Gonçalo – RJ

    Júlia Abreu Machado, Thiago da Silva Lyra, Arthur Vianna Ferreira
    313-325
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44855
  • Educação revolucionária ou retórica? O 25 de abril e os planos educacionais para uma nova diretriz pedagógica em Portugal

    Pamela Peres Cabreira
    326-341
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44856
  • Ensino superior na perspectiva da pessoa com deficiência, condições de acesso, permanência e sucesso

    Maria Edith Romano Siems-Marcondes, Dafne Souza Oliveira
    342- 359
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44857

Dossiê temático

  • Ensino de ciências e biologia e o cenário de restauração conservadora no Brasil: inquietações e reflexões CONSERVADORA NO BRASIL: INQUIETAÇÕES E REFLEXÕES

    Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Maria Carolina Pires de Andrade, Sandra Escovedo Selles
    144-162
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44845
  • Travestis brasileiras: modos de subjectivação e exclusão a partir da morfologia discriminatória do estado não laico de Bolsonaro

    Francisco Amaral José Silva Luís
    163-183
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44847
  • A laicidade como objeto de produção intelectual

    José Antonio Sepulveda
    184-200
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44848
  • “Ideologia de gênero" e escola sem partido: a agenda privatizante moralizadora para a educação brasileira

    Amanda André de Mendonça, Fernanda Pereira de Moura
    201-222
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44849
  • Entre diálogos: estado, política e religião no legislativo acreano

    Talita Pereira de Almeida, Wlisses James de Farias Silva, Rafael Marques Gonçalves
    223-240
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44850
  • Pedagogia do transteatro: educação, gênero e diversidade sexual

    Joaquim Pires Reis
    241-258
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44851
  • Ensino religioso em porto alegre: modelos gerais e práticas específicas

    Giovani Zanirati
    259-275
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44852
  • O projeto educacional da união católica militar e o seu papel de aparelho privado de hegemonia na difusão de um pensamento conservador teocrático

    Pedro Henrique Lessa Torres
    276-292
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44853
  • Os desafios da educação: intolerância e inconstitucionalidade do manifesto à nação (FPE) do programa de governo de Jair Bolsonaro

    Danielle Do Nascimento Rezera, Raquel Gomes D'Alexandre
    293-312
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44854

Pareceristas

  • Pareceristas

    Rosimeri de Oliveira Dias
    386-387
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44862