Ensino religioso em porto alegre: modelos gerais e práticas específicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.44852

Palavras-chave:

Ensino religioso, Cristianismo, Direitos Humanos, Etnografia

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa que começou em 2014 com o objetivo de observar o material aplicado nas aulas de Ensino Religioso em Porto Alegre. O histórico da disciplina em escolas públicas é marcado por forte presença do cristianismo em seu conteúdo, material escolar, formação dos professores e práticas do dia-a-dia como, por exemplo, orações. Ou seja, além de garantir espaço para uma religião específica se manifestar, a disciplina desconsiderou a pluralidade religiosa existente na sociedade brasileira ao excluir as outras práticas de crenças. Embora seja o comum o privilégio ao cristianismo nas aulas de Ensino Religioso, a pesquisa que efetivei revela um cenário mais complexo. 

Biografia do Autor

Giovani Zanirati, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

ZANIRATI, Giovani. Ensino religioso em porto alegre: modelos gerais e práticas específicas. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 259–275, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.44852. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/44852. Acesso em: 22 jul. 2024.