A escolarização no compasso da vida: rememorações das sertanejas-idosas do Proeja

Autores

  • Jailson Costa da Silva Instituto Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0001-5078-3603
  • Marinaide Lima de Queiroz Freitas Universidade Federal de Alagoas
  • Miscelânia da Silva Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.67220

Palavras-chave:

história oral, memória, sertanejas-idosas, escolarização.

Resumo

A pesquisa de base deste artigo aconteceu no município Piranhas, AL – um sertão à beira-rio São Francisco. O texto traz memórias de resistências partilhadas por idosas no âmbito de uma investigação que objetivou compreender, a partir das histórias e memórias, as razões da descontinuidade da escolarização das sertanejas-idosas estudantes do Proeja, bem como as motivações que impulsionaram o retorno à escola. Utilizamos a metodologia da história oral, cujas narrativas foram construídas por meio de entrevistas temáticas que propiciaram o desfiar de lembranças. Os achados da pesquisa demonstraram que as interlocutoras foram interditadas do direito à educação desde a infância, e após se casarem, precisaram assumir os serviços domésticos e assegurar o sustento da família; agregue-se ainda a ausência de escolas na região onde moravam. O estudo demonstrou também que, para além da perspectiva do direito, a educação de pessoas idosas promove melhorias na qualidade de vida e liberdade, uma vez que, o retorno à escola, vem dando-lhes novas perspectivas de vida na comunidade sertaneja.

Biografia do Autor

Jailson Costa da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Professor do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Piranhas), área: Formação de Professores. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, com período sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Educação pela UFAL (2013). Especialista em Inspeção e Coordenação Pedagógica. Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2010). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GIPEJA/IFAL/CNPq). 

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Universidade Federal de Alagoas

Professora Associada II do Curso de Pedagogia. Docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado no
Centro de Educação (Cedu/Ufal). Graduada em Pedagogia. Doutorado em Linguística (Ufal). Pós-Doutorado em Formação Docente - Universidade do Porto - Portugal

Miscelânia da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do Curso de Licenciatura em Física do Instittuto Federal de Alagoas - Campus Piranhas. Bolsista da  de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Edital No 04/2020 – PRPPI/IFAL.

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Silva, J. C. da, Freitas, M. L. de Q., & Silva, M. da. (2022). A escolarização no compasso da vida: rememorações das sertanejas-idosas do Proeja. Revista Teias, 23(70), 240–255. https://doi.org/10.12957/teias.2022.67220

Edição

Seção

História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamentos