NARRATIVAS, DIÁLOGOS E SUBJETIVIDADES DAS PROFESSORAS DA EJA: (DES)VELANDO PRÁTICAS DE LEITURA
Resumo
Neste artigo, compreendemos diálogo não apenas como comunicação em voz alta, de sujeitos face a face, mas toda comunicação verbal, de qualquer tipo (BAKHTIN, 2006). Problematiza as concepções e práticas de leitura das professoras da EJA a partir de suas experiências como/de leitoras. É um recorte da investigação colaborativa (IBIAPINA, 2008) que dialoga com outras pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/Casadinho), articuladas com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os “achados” reafirmam que para ensinar a leitura é preciso considerar o professor como pessoa e como “narradorconstrutor” do seu modo singular de ser leitor e de ensinar a leitura.Downloads
Publicado
03-11-2014
Como Citar
FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz; DOS SANTOS, Adriana Cavalcanti. NARRATIVAS, DIÁLOGOS E SUBJETIVIDADES DAS PROFESSORAS DA EJA: (DES)VELANDO PRÁTICAS DE LEITURA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 38, p. 159–169, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24473. Acesso em: 26 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.