O MOBRAL E AS VOZES DOS SUJEITOS SERTANEJOS, APÓS QUATRO DÉCADAS
Resumo
Este trabalho teve como objetivo situar, após quatro décadas, os impactos/contribuições do MOBRAL na formação dos alunos e alunas no sertão alagoano. Partiu da seguinte problematização: Quais foram os impactos/contribuições das ações de alfabetização implementadas pelo MOBRAL para os ex-alfabetizandos do Município de Santana do Ipanema /AL, no período de 1970-1985?. Fundamentou-se nos estudos de: Castro (1983), Certeau (2011), Ramos (2007), Jannuzzi (1987), Paiva (2003), Fávero e Freitas (2011), entre outros. Efetivou-se por meio de uma abordagem qualitativa, apoiada nos pressupostos da História Oral, tendo como base os estudos de Bosi (1994), Portelli (2010) e Thompson (1992). As análises realizadas, no corpus, a partir das vozes dos sujeitos ex-alunos apontaram a existência de uma relevância significativa das ações alfabetizadoras do MOBRAL na vida dos sertanejos, independentemente de terem ou não continuado os estudos, uma vez que todos os sujeitos entrevistados reconhecem o referido Movimento como a única oportunidade de alfabetização de jovens, adultos e idosos sertanejos em um contexto histórico marcado pela negação de direitos.Downloads
Publicado
03-04-2014
Como Citar
SILVA, Jailson Costa da; FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz. O MOBRAL E AS VOZES DOS SUJEITOS SERTANEJOS, APÓS QUATRO DÉCADAS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 35, p. 132–147, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24407. Acesso em: 18 set. 2024.
Edição
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Em Pauta
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