A educação do campo como política curricular nas "Amazônias": territórios, insurgências e re(existências)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49776

Palavras-chave:

Educação do Campo, Política Curricular, Diferença

Resumo

O artigo discute a Educação do Campo como política curricular nas ‘amazônias’, discutindo-a não somente como território que se encerra na geografia do país, mas no campo complexo, híbrido, conflituoso, com demandas e disputas em jogo. Objetivamos compreender as apostas e investimentos que os docentes fazem nas traduções e produção contextual das políticas de Educação do Campo em tempos de centralização curricular. Com base em Laclau e Mouffe (2015), analisamos os sentidos das políticas, dos currículos, da Educação do Campo, nas políticas curriculares, seus territórios, os conflitos e suas formas de re(existir) à tentativa de centralização curricular expressas por uma BNCC. Os resultados apontam que, os discursos de qualidade fundamentam uma base universalizante, a BNCC, esta que intenta sobre a demarcação de limites para a manifestação das diferenças nos currículos das escolas do campo.

Biografia do Autor

Jéssica Rochelly da Silva Ramos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Centro de Educação - CE

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Menbro do Laboratório de Pesquisas em Políticas Públicas, Currículo e Docência pelo PPGECM/UFPE/CAA e Membro da Associação Brasileira de Currículo.

Katia Silva Cunha, Universidade Federal de Pernambuco -UFPE, Centro Acadêmico do Agreste e Centro de Educação

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta
da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, do Centro de Educação-CE.

Downloads

Publicado

10-05-2020

Como Citar

Ramos, J. R. da S., & Cunha, K. S. (2020). A educação do campo como política curricular nas "Amazônias": territórios, insurgências e re(existências). Revista Teias, 21(61), 183–200. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49776

Edição

Seção

Desafios da educação na/da/para a Amazônia