O EMARANHADO DE FIOS QUE ENVOLVE OS CONTEXTOS DE INFLUÊNCIA E DE PRODUÇÃO DA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.47484Palavras-chave:
Currículo, BNCC, Génese e protagonismo.Resumo
Analisar a trajetória do currículo nacional brasileiro levou-nos a campos extremamente controversos, que pela confirmação de alguns pressupostos, quer pela descoberta de pontos que tivemos que desocultar, ao percorrer alguns cenários e contextos desconhecidos, ou ignorados, mesmo pelos atores que nela estiveram envolvidos. Tivemos em conta as narrativas dos sujeitos implicados na sua construção, bem como dos consensos e dissensos inerentes a tal processo, e que nos falaram sobre a sua participação nas três versões do documento. Neste texto, partindo da análise da génese da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), procuramos compreender a forma como foi concebida, quem iniciou o processo de construção, que grupos operaram e lhe deram suporte político, mesmo nos momentos da turbulência que o Brasil viveu, com a mudança de Governo, das equipes do MEC e do CNE, em 2016. Nesse contexto, por vezes contraditório, diferentes grupos reivindicam a mobilização, a construção e, finalmente, a sua implementação. Os fios e os nós que entretecem o contexto político da sua produção fazem parte da nossa pesquisa. Assim, para além da análise referida, este texto procura contribuir para o debate que se vem gerando em torno da BNCC, incidindo no processo de (re)construção do currículo nacional, em particular nos sentidos e decisões subjacentes ao contexto da sua produção. Os resultados preliminares de uma investigação que vimos desenvolvendo, há algum tempo, permitiram dar eco as vozes que deram sentido ao texto aprovado.
Palavras-chave: Currículo; BNCC; génese e protagonismo.
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