CURRÍCULO E EDUCAÇÃO COMPARADA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Autores

  • José Carlos Morgado Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.40262

Palavras-chave:

Currículo, Educação comparada, Ensino superior

Resumo

Neste artigo analisa-se a relação entre currículo e educação comparada. Partindo da ideia de que o currículo, como projeto formativo e como construção partilhada de saberes, se deve configurar de modo a garantir o desenvolvimento de indivíduos autónomos, moral e intelectualmente bem formados, capazes de continuar a aprender ao longo da sua vida e de assumirem um papel interventivo numa sociedade que muda de forma rápida e contínua, procura averiguar-se até que ponto a educação comparada contribui para que, no ensino superior, o processo de desenvolvimento do currículo se estruture em função de referentes mais amplos e atuais, oriundos tanto de distintos contextos nacionais como internacionais. A análise permitiu constatar que é necessário diluir certas tendências pragmáticas e mercantilistas que têm conformado o campo do currículo nos últimos anos e que interferem com os propósitos e os processos da educação comparada.

Biografia do Autor

José Carlos Morgado, Universidade do Minho

Centro de Investigação em Educação

Instituto de Educação, Universidade do Minho

Downloads

Publicado

16-06-2019

Como Citar

MORGADO, José Carlos. CURRÍCULO E EDUCAÇÃO COMPARADA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 57, p. 12–21, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.40262. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/40262. Acesso em: 20 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua