CURRÍCULO E EDUCAÇÃO COMPARADA: PERSPETIVAS E DESAFIOS

Autores

  • José Carlos Morgado Centro de Investigação em Educação Instituto de Educação, Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.30450

Palavras-chave:

Currículo, Educação comparada, Ensino superior

Resumo

Neste artigo analisa-se a relação entre currículo e educação comparada. Partindo da ideia de que o currículo, como projeto formativo e como construção partilhada de saberes, se deve configurar de modo a garantir o desenvolvimento de indivíduos autónomos, moral e intelectualmente bem formados, capazes de continuar a aprender ao longo da sua vida e de assumirem um papel interventivo numa sociedade que muda de forma rápida e contínua, procura averiguar-se até que ponto a educação comparada contribui para que, no ensino superior, o processo de desenvolvimento do currículo se estruture em função de referentes mais amplos e atuais, oriundos tanto de distintos contextos nacionais como internacionais. A análise permitiu constatar que é necessário diluir certas tendências pragmáticas e mercantilistas que têm conformado o campo do currículo nos últimos anos e que interferem com os propósitos e os processos da educação comparada.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.30450

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Publicado

18-09-2017

Como Citar

MORGADO, José Carlos. CURRÍCULO E EDUCAÇÃO COMPARADA: PERSPETIVAS E DESAFIOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 50, p. 182–192, 2017. DOI: 10.12957/teias.2017.30450. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/30450. Acesso em: 6 out. 2024.