O uso de casos de ensino nos cursos de Administração de Empresas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.45942

Palavras-chave:

casos de ensino, metodologia ativa, ensino de Administração, método do caso

Resumo

O uso de casos de ensinocomo ferramenta de suporte ao ensino nos cursos de Administração de Empresas e seus correlatos no Brasil tem crescido desde a sua introdução nos anos 1970. Os casos de ensino têm origem nos Estados Unidos da América, na Universidade de Harvard, com bons resultados de aprendizagem e o seu uso pode facilitar o processo de aprendizagem na sala de aula para solucionar problemas e situações empresariais reais. Este artigo, a partir de uma revisão sistemática da literatura sobre o uso de casos de ensino nos cursos de Administração de Empresas e correlatos no Brasil, buscou levantar os temas de pesquisas mais comuns, para com isso identificar possíveis lacunas e questões para futuras pesquisas.   

Biografia do Autor

Célia Beatriz Patto Martins, PUCPR

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Administração, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, câmpus Curitiba. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1986), MBA pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getyúlio Vargas (2008) e Pós-Graduação em Ciências do Consumo Aplicadas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2012). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, Desenvolvimento de Novos Produtos e Inovação.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutora em Educação. Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, Mestre em Educação.

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da PUCPR.

Professora dos cursos de Pedagogia e de História da PUCPR.

Editora da Revista Diálogo Educacional da PUCPR.

Downloads

Publicado

22-08-2020

Como Citar

Patto Martins, C. B., & Dudeque Pianovski Vieira, A. M. (2020). O uso de casos de ensino nos cursos de Administração de Empresas no Brasil. Revista Teias, 21, 118–130. https://doi.org/10.12957/teias.2020.45942

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua