AS IMAGENS-CINEMATOGRÁFICAS COMO FORÇA QUE IMPULSIONA O DEVIR-PENSAMENTO NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.44923Palavras-chave:
Educação, Currículos e Formação de professoresResumo
Este artigo problematiza o que pode a imagem?, questionando se o “uso” das imagens cinematográficas provoca rupturas no pensamento dogmático e favorece a passagem para o pensamento nômade habitar o “plano de imanência” do corpoescola. Apresenta resultados de uma pesquisa que produziu uma cartografia das forças que se engendram em redes de conversação provocadas nos encontros das professoras com as imagens cinematográficas. Em diálogo com Deleuze e Spinoza, o artigo argumenta que o encontro com as imagens cinematográficas em redes de conversações com as professoras provoca afecções e afetos que possibilitam o movimento de pensamentos, expandindo, assim, as forças ativas, a potência de ação coletiva, os processos de formação inventiva e os movimentos curriculares.
Palavras-chave: Imagens cinematográficas. Redes de conversações. Movimentos curriculares.
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