AS IMAGENS-CINEMATOGRÁFICAS COMO FORÇA QUE IMPULSIONA O DEVIR-PENSAMENTO NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.44923

Palavras-chave:

Educação, Currículos e Formação de professores

Resumo

Este artigo problematiza o que pode a imagem?, questionando se o “uso” das imagens cinematográficas provoca rupturas no pensamento dogmático e favorece a passagem para o pensamento nômade habitar o “plano de imanência” do corpoescola. Apresenta resultados de uma pesquisa que produziu uma cartografia das forças que se engendram em redes de conversação provocadas nos encontros das professoras com as imagens cinematográficas. Em diálogo com Deleuze e Spinoza, o artigo argumenta que o encontro com as imagens cinematográficas em redes de conversações com as professoras provoca afecções e afetos que possibilitam o movimento de pensamentos, expandindo, assim, as forças ativas, a potência de ação coletiva, os processos de formação inventiva e os movimentos curriculares.

Palavras-chave: Imagens cinematográficas. Redes de conversações. Movimentos curriculares.

Biografia do Autor

Sandra Kretli Silva, Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

Professora Adjunta do Departamento de Teorias e Práticas do Ensino da Ufes e do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissonal em Educação (PPGMPE)

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

Silva, S. K. (2019). AS IMAGENS-CINEMATOGRÁFICAS COMO FORÇA QUE IMPULSIONA O DEVIR-PENSAMENTO NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Teias, 20(59), 283–300. https://doi.org/10.12957/teias.2019.44923