AS OCUPAÇÕES ESCOLARES DE 2015 E 2016 PELA LEITURA DA ÉTICA DA LIBERTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.42967

Palavras-chave:

Ocupações escolares, Ética da libertação, Estudantes secundaristas

Resumo

O trabalho propõe uma análise do movimento de ocupações escolares nos anos de 2015 e 2016 no estado de São Paulo, sob a ótica da ética da libertação. Trata-se de uma abordagem qualitativa, decorrente de pesquisa exploratória e bibliográfica, com o intento de descrever as características do movimento e fazer uma leitura analítica com o aporte bibliográfico em Enrique Dussel (2002) e a sua ética da libertação e as contribuições de Theodor Adorno (2003) e Paulo Freire (2011), com os seus respectivos conceitos de emancipação e autonomia. As ocupações escolares surgem como um movimento insurgente dos estudantes secundaristas contra o governo do estado, que deliberou sobre a política de reorganização das escolas, uma ação arbitrária e antidemocrática diante da comunidade de vítimas afetadas. A estratégia de ocupações de escolas obteve um resultado favorável à demanda dos estudantes.    

Biografia do Autor

Márcia Maria Rodrigues Uchôa, PUC-SP

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar pelo ICE e licenciada em Pedagogia pela UNIR.  Atualmente atua como editora na revista e-Curriculum da PUC-SP.

Jerry Adriano Villanova Chacon, PUC-SP

Doutorando em Educação: Currículo pela PUC-SP. Mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP. Especialista em Ensino Religioso, Psicopedagogia e Direito Educacional. Licenciado em Filosofia pela UNIFAI, em Pedagogia pela UNINOVE e em Letras pela UNIJALES. Atua como Professor de História, Filosofia e Sociologia do SESI-SP e Professor de Ensino Religioso da Rede Pública Estadual de São Paulo.

Mariana Vilella, PUC-SP

Doutoranda em Educação: Curriculo pela pela PUC-SP. Mestra em Educação: Currículo pela PUC-SP. Graduada em Direito na USP. 

 

Downloads

Publicado

16-06-2019

Como Citar

Uchôa, M. M. R., Chacon, J. A. V., & Vilella, M. (2019). AS OCUPAÇÕES ESCOLARES DE 2015 E 2016 PELA LEITURA DA ÉTICA DA LIBERTAÇÃO. Revista Teias, 20(57), 156–174. https://doi.org/10.12957/teias.2019.42967

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua