MEMÓRIAS DE PROFESSORAS: A ESCOLHA DA PROFISSÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.37917

Palavras-chave:

O artigo objetivou descrever e interpretar a trajetória de vida profissional das professoras participantes de um Programa de Formação Continuada oferecido por um grupo de pesquisadores de uma instituição privada Memórias, Formação docente, História de vid

Resumo

O artigo objetivou descrever e interpretar a trajetória de vida profissional das professoras participantes de um Programa de Formação Continuada oferecido por um grupo de pesquisadores de uma instituição privada de educação superior, durante o ano de 2017, na cidade de Curitiba, Paraná, para professoras do ensino fundamental I. A escrita do memorial e a realização de entrevistas semiestruturadas, foram analisadas por meio da fenomenologia hermenêutica, uma vez que esta não apenas descreve e analisa as vozes, as falas e a linguagem do sujeito, mas interpreta o que este meio comunica. Os dados revelam que as professoras têm grande satisfação com a profissão mesmo diante das dificuldades e exigências que acompanham a docência.

Biografia do Autor

Layza Karla Miliorini, PUCPR

Mestranda no Programa stricto sensuem Educação da PUCPR. Licenciada em Pedagogia. 

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito.

Doutora e  Mestre em Educação, Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da PUCPR.

Professora dos cursos de Pedagogia e de História da PUCPR.

Editora da Revista Diálogo Educacional da PUCPR.

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Publicado

16-06-2019

Como Citar

Miliorini, L. K., & Dudeque Pianovski Vieira, A. M. (2019). MEMÓRIAS DE PROFESSORAS: A ESCOLHA DA PROFISSÃO DOCENTE. Revista Teias, 20(57), 261–274. https://doi.org/10.12957/teias.2019.37917

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua