POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: De que forma, se fazem os investimentos?

Autores

  • Jéssica Rochelly da Silva Ramos Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea - PPGEDUC, Membro do Laboratório de Pesquisa em Políticas, Currículo e Docência- LAPPUC.
  • Kátia Silva Cunha Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea - PPGEDUC, Membro do Laboratório de Pesquisa em Políticas, Currículo e Docência- LAPPUC.

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.37413

Palavras-chave:

Políticas de Currículo. Educação do Campo. DiscursoPolíticas de Currículo. Educação do Campo. Discurso

Resumo

Este artigo discute sobre os contextos discursivos que norteiam as políticas de currículo para a Educação do Campo no município de Brejo da Madre de Deus – PE. Com base em Laclau e Mouffe (2015), analisamos os sentidos das políticas, dos currículos, da Educação do Campo, nos discursos dos docentes, buscando compreender quais são as invenções e/ ou investimentos que os docentes fazem a partir dos processos de traduções das políticas. Para tanto, realizou-se entrevistas com docentes de três escolas, de modo a entender os sentidos nas negociações e nos processos de tradução das políticas no contexto da prática. Os resultados revelam que os sentidos da Educação do Campo são instituídos a partir das demandas e dos investimentos radicais que os docentes fazem nas disputas por hegemonias nos currículos das escolas do campo.

Biografia do Autor

Jéssica Rochelly da Silva Ramos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea - PPGEDUC, Membro do Laboratório de Pesquisa em Políticas, Currículo e Docência- LAPPUC.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA e Pedagoga pela UFPE/CAA. Membro do Laboratório de Pesquisas em Políticas, Currículo e Docência pelo PPGECM/UFPE/CAA.

Kátia Silva Cunha, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea - PPGEDUC, Membro do Laboratório de Pesquisa em Políticas, Currículo e Docência- LAPPUC.

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/Brasil/Pernambuco/Caruaru). Docente do
Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC) e do Programa de Pós-graduação em
Educação, Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Professora do Núcleo de Formação Docente, no Centro
Acadêmico do Agreste. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Líder do grupo de
Pesquisa: LAPPUC- Laboratório em pesquisa de políticas públicas, currículo e docência.

Downloads

Publicado

22-12-2018

Como Citar

Ramos, J. R. da S., & Cunha, K. S. (2018). POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: De que forma, se fazem os investimentos?. Revista Teias, 19(55), 142–160. https://doi.org/10.12957/teias.2018.37413

Edição

Seção

Inclusão escolar e interrogações curriculares: adaptar, modificar, diferir?