<b>O VISÍVEL E O INVISÍVEL NOS CADERNOS ESCOLARES DE UMA ALUNA DA TERCEIRA IDADE NA EJA</b>

Autores

  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR http://orcid.org/0000-0003-3759-0377
  • Eliane Küster Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.33667

Palavras-chave:

História da Educação, EJA - Educação de Jovens e Adultos, cadernos escolares.

Resumo

O artigo analisa os cadernos escolares de uma aluna da terceira idade no contexto das práticas e pautas escolares, sociais e culturais, em uma classe de EJA - Educação de Jovens e Adultos, na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, no período de 2003 a 2004. Considerando os cadernos escolares como fontes de pesquisa e a EJA como oportunidade de aprendizagem, procurou-se identificar seus diferentes usos e possíveis significados. A pesquisa, de caráter bibliográfico, documental e de campo, apoiou-se nos estudos de Chartier (1990), Oliveira (2008), Grinspun (2008), Viñao-Frago (2008) e Julia (2001). Como resultado, foi possível refletir sobre os cadernos escolares, sua utilização e o que representam no cotidiano da escola, como espaços próprios de expressão da individualidade da aluna.

Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito.

Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, Mestre em Educação, Doutora em Educação.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da PUCPR.

Professora dos cursos de Pedagogia e de História da PUCPR.

Editora da Revista Diálogo Educacional da PUCPR.

Eliane Küster, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia e em Educação Especial

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Diretora do CMEI Profª Ivone Nester Ravaglio da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais - PR

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

Dudeque Pianovski Vieira, A. M., & Küster, E. (2018). <b>O VISÍVEL E O INVISÍVEL NOS CADERNOS ESCOLARES DE UMA ALUNA DA TERCEIRA IDADE NA EJA</b>. Revista Teias, 19(53), 113–128. https://doi.org/10.12957/teias.2018.33667

Edição

Seção

Imagens e sons para além das escolas