FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DA EJA: PRÁTICAS E SABERES GERADOS ENTRE UNIVERSIDADE-ESCOLA

Autores

  • Adriana Cavalcanti dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Marinaide Lima de Queiroz Freitas Universidade Federal de Alagoas
  • Valéria Campos Cavalcante Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25034

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação de Jovens e Adultos, Pesquisaformação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação inicial e continuada do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), as práticas de ensino da leitura como interação autor-texto-leitor (KOCH e ELIAS,2006) observadas e (res)significadas no diálogo entre Universidade-Escola. Tem por base uma pesquisa colaborativa-interventiva (IBIAPINA, 2008), envolvendo professores da Universidade Federal e Alagoas (UFAL), professoras da Educação Básica e estudantes do Curso de Pedagogia que formaram uma rede de colaboração no processo de pesquisaformação, permitindo um movimentum de alteridade entre os praticantespensantes, no qual os professores da EJA (res)significaram as suas práticas no processo de ação-reflexão-ação, os estudantes vivenciaram as articulações teórico-práticas e os professores da Universidade atuaram colaborativamente.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25034

Biografia do Autor

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Membro do grupo de pesquisa Multidisciplinar em EJA (MULTIEJA)

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutorado em Educação – área: Formação Docente – pela faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora do Centro de Educação (CEDU-UFAL).

Valéria Campos Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação CEDU-UFA ( 2015). Professora da Universidade Federal de Alagoas, polo Arapiraca/Penedo, atuando principalmente nos seguintes temas: EJA, Gestão Escolar, Currículo, formação de professores, Avaliação, Alfabetização e Letramento. É membro do grupo de pesquisa Multidisciplinar em EJA - MULTIEJA

Downloads

Publicado

10-08-2016

Como Citar

DOS SANTOS, Adriana Cavalcanti; FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz; CAVALCANTE, Valéria Campos. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DA EJA: PRÁTICAS E SABERES GERADOS ENTRE UNIVERSIDADE-ESCOLA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. Ed. Esp., p. 93–109, 2016. DOI: 10.12957/teias.2016.25034. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/25034. Acesso em: 21 set. 2024.