FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DA EJA: PRÁTICAS E SABERES GERADOS ENTRE UNIVERSIDADE-ESCOLA

Adriana Cavalcanti dos Santos, Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Valéria Campos Cavalcante

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação inicial e continuada do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), as práticas de ensino da leitura como interação autor-texto-leitor (KOCH e ELIAS,2006) observadas e (res)significadas no diálogo entre Universidade-Escola. Tem por base uma pesquisa colaborativa-interventiva (IBIAPINA, 2008), envolvendo professores da Universidade Federal e Alagoas (UFAL), professoras da Educação Básica e estudantes do Curso de Pedagogia que formaram uma rede de colaboração no processo de pesquisaformação, permitindo um movimentum de alteridade entre os praticantespensantes, no qual os professores da EJA (res)significaram as suas práticas no processo de ação-reflexão-ação, os estudantes vivenciaram as articulações teórico-práticas e os professores da Universidade atuaram colaborativamente.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25034


Palavras-chave


Formação de professores; Educação de Jovens e Adultos; Pesquisaformação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25034

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional