FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DA EJA: PRÁTICAS E SABERES GERADOS ENTRE UNIVERSIDADE-ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.25034Palavras-chave:
Formação de professores, Educação de Jovens e Adultos, Pesquisaformação.Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação inicial e continuada do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), as práticas de ensino da leitura como interação autor-texto-leitor (KOCH e ELIAS,2006) observadas e (res)significadas no diálogo entre Universidade-Escola. Tem por base uma pesquisa colaborativa-interventiva (IBIAPINA, 2008), envolvendo professores da Universidade Federal e Alagoas (UFAL), professoras da Educação Básica e estudantes do Curso de Pedagogia que formaram uma rede de colaboração no processo de pesquisaformação, permitindo um movimentum de alteridade entre os praticantespensantes, no qual os professores da EJA (res)significaram as suas práticas no processo de ação-reflexão-ação, os estudantes vivenciaram as articulações teórico-práticas e os professores da Universidade atuaram colaborativamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.