GUERNICA: ANCORAGENS E OBJETIVAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.24604Palavras-chave:
Teoria da Representação Social, Criação artística, Relações psicossociais.Resumo
Este estudo aborda o processo de ancoragem e objetivação centradas na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, utilizando a obra Guernica de Pablo Picasso. Para tanto, objetivamos: discorrer sobre ancoragem e objetivação; abordar vida e obra de Pablo Picasso; demonstrar por meio da obra Guernica como ações individuais emergem do social. Por meio de pesquisa teórica, explicitamos que ao abandonar convenções da arte histórica, Picasso busca a construção a partir da destruição. As cinzas da guerra proporcionam uma nova visão da realidade, o que remete a um futuro possível, visando o respeito pela vida.Downloads
Publicado
27-05-2016
Como Citar
ROSSETTO, Tania Regina; MORI, Nerli Nonato Ribeiro. GUERNICA: ANCORAGENS E OBJETIVAÇÕES. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 45, p. 203–217, 2016. DOI: 10.12957/teias.2016.24604. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24604. Acesso em: 8 dez. 2024.
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Artigos de Demanda Contínua
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