GUERNICA: ANCORAGENS E OBJETIVAÇÕES

Autores

  • Tania Regina Rossetto Universidade Estadual de Maringá
  • Nerli Nonato Ribeiro Mori Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24604

Palavras-chave:

Teoria da Representação Social, Criação artística, Relações psicossociais.

Resumo

Este estudo aborda o processo de ancoragem e objetivação centradas na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, utilizando a obra Guernica de Pablo Picasso. Para tanto, objetivamos: discorrer sobre ancoragem e objetivação; abordar vida e obra de Pablo Picasso; demonstrar por meio da obra Guernica como ações individuais emergem do social. Por meio de pesquisa teórica, explicitamos que ao abandonar convenções da arte histórica, Picasso busca a construção a partir da destruição. As cinzas da guerra proporcionam uma nova visão da realidade, o que remete a um futuro possível, visando o respeito pela vida.

Biografia do Autor

Tania Regina Rossetto, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá

Professora Titular do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós Graduação em educação da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

27-05-2016

Como Citar

Rossetto, T. R., & Mori, N. N. R. (2016). GUERNICA: ANCORAGENS E OBJETIVAÇÕES. Revista Teias, 17(45), 203–217. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24604

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua