Arte como trabalho criador: produção de significados de pessoas com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.41757

Palavras-chave:

Trabalho, Arte, Educação.

Resumo

Este estudo apresenta como tema a produção de significados na educação de pessoas com deficiência intelectual. Como objetivos: discorrer sobre a constituição do ser social pelo trabalho, considerando a superação do trabalho alienado pelo trabalho criador; abordar a arte como uma das formas de apropriação da realidade, como fonte de humanização constante; destacar a educação na perspectiva inclusão/exclusão; evidenciar a produção artística de pessoas com deficiência intelectual; identificar a apropriação de conceitos pela ação teórica e prática no decorrer do processo de criação artística. A metodologia apresenta delineamento bibliográfico e de abordagem prática. O resultado evidencia as contribuições da arte como trabalho criador na educação de pessoas com deficiência intelectual.

Biografia do Autor

Tania Regina Rossetto, Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Pitanga

Professora EBTT do IFPR - Campus Pitanga na área de Arte.

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação - Mestradao e Doutorado da Universidade Estadual de Maringá. 

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Publicado

10-05-2020

Como Citar

ROSSETTO, Tania Regina; MORI, Nerli Nonato Ribeiro. Arte como trabalho criador: produção de significados de pessoas com deficiência intelectual. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 61, p. 287–303, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.41757. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/41757. Acesso em: 12 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua