CURRÍCULO E MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA PRÁTICA NA ESCOLA INSPIRADA NA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
Palavras-chave:
Currículo. Paulo Freire. Movimentos Sociais. Contexto. Leitura de Realidade.Resumo
O ano de 2013 foi marcado por manifestações que ficaram conhecidas, no Brasil, como Jornadas de Junho. A seguinte provocação norteou a escrita deste texto: como pode o professor desenvolver uma prática curricular na qual os movimentos sociais ocupem a sala de aula e se constituam em objetos de conhecimento, permitindo o desvelamento da realidade e a construção da autonomia dos sujeitos? Os fundamentos de análise foram buscados no referencial de Paulo Freire. O texto apresenta a compreensão do conceito de “contexto”, destaca a “leitura de realidade” como categoria-chave que fundamenta a articulação currículo-movimentos sociais e analisa o relato da experiência curricular desenvolvida em uma escola estadual de São Paulo, envolvendo estudantes do Ensino Médio.Downloads
Publicado
02-11-2015
Como Citar
SAUL, Ana Maria; GIOVEDI, Valter Martins. CURRÍCULO E MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA PRÁTICA NA ESCOLA INSPIRADA NA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 43, p. 148–164, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24573. Acesso em: 8 fev. 2025.
Edição
Seção
Debate
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