CURRÍCULO E MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA PRÁTICA NA ESCOLA INSPIRADA NA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE

Autores

  • Ana Maria Saul Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP
  • Valter Martins Giovedi

Palavras-chave:

Currículo. Paulo Freire. Movimentos Sociais. Contexto. Leitura de Realidade.

Resumo

O ano de 2013 foi marcado por manifestações que ficaram conhecidas, no Brasil, como Jornadas de Junho. A seguinte provocação norteou a escrita deste texto: como pode o professor desenvolver uma prática curricular na qual os movimentos sociais ocupem a sala de aula e se constituam em objetos de conhecimento, permitindo o desvelamento da realidade e a construção da autonomia dos sujeitos? Os fundamentos de análise foram buscados no referencial de Paulo Freire. O texto apresenta a compreensão do conceito de “contexto”, destaca a “leitura de realidade” como categoria-chave que fundamenta a articulação currículo-movimentos sociais e analisa o relato da experiência curricular desenvolvida em uma escola estadual de São Paulo, envolvendo estudantes do Ensino Médio.

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Publicado

02-11-2015

Como Citar

Saul, A. M., & Giovedi, V. M. (2015). CURRÍCULO E MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA PRÁTICA NA ESCOLA INSPIRADA NA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. Revista Teias, 16(43), 148–164. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24573