O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ENSINO: PESQUISANDO POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM UM MESMO TERRÍTÓRIO, SOB DIFERENTES OLHARES.
Resumo
O texto apresenta a pesquisa que se desenvolve na Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: O pensamento de Paulo Freire nos sistemas públicos de ensino do Brasil, a partir da década de 90, com destaque para a investigação de políticas de currículo. Objetiva-se demonstrar o valor de pesquisar, no bojo dessa investigação, um conjunto de temas, no contexto de um mesmo município, com vistas a investigar a influência e recriação do legado freireano. Sete dissertações e uma tese que tiveram o município de Diadema/SP como campo de pesquisa, ilustram esse trabalho. Os resultados demonstraram um quefazer participativo, evidenciando uma forma de recriar a escola com práticas pedagógicas emancipatórias que puderam ser gestadas e experienciadas. Palavras-chave: Políticas Curriculares; Paulo Freire; Pedagogia Crítico-EmancipatóriaDownloads
Publicado
25-04-2012
Como Citar
SAUL, Ana Maria; DA SILVA, Antonio Fernando Gouvêa. O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ENSINO: PESQUISANDO POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM UM MESMO TERRÍTÓRIO, SOB DIFERENTES OLHARES. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 18 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24249. Acesso em: 24 mar. 2025.
Edição
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Em Pauta
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