MUDAR É DIFÍCIL MAS É NECESSÁRIO E URGENTE: um novo sentido para o projeto político pedagógico da escola
Resumo
RESUMO Esse artigo apresenta um quadro de referência para resignificar o Projeto Político Pedagógico (PPP) no sentido de entendê-lo como reflexo dinâmico de decisões curriculares, constituindo-se em ‘expressão viva’ do que acontece/ acontecerá na escola, na direção da melhoria da qualidade social da educação. Uma preocupação recorrente evidenciada na prática tem sido como fazer o PPP ‘sair do papel’ e transbordar para o cotidiano da escola, instituindo-se em apoio significativo para a comunidade escolar. O pensamento de Paulo Freire, inscrito no marco teórico de uma educação a favor da emancipação do ser humano, é o referencial utilizado nessa tessitura de um novo Projeto Político Pedagógico e na discussão da formação dos educadores, condição para pensar/fazer currículo, na perspectiva crítico-libertadora. Palavras-chave: currículo; projeto político pedagógico; Paulo Freire.Downloads
Publicado
04-12-2013
Como Citar
SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. MUDAR É DIFÍCIL MAS É NECESSÁRIO E URGENTE: um novo sentido para o projeto político pedagógico da escola. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 19, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24367. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.