TEMPORALIDADES E DIFERENÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Luciana Pacheco Marques UFJF
  • Sandrelena da Silva Monteiro Instituto Superior de Educação de Três Rios – RJ.

Palavras-chave:

Temporalidades, diferenças, educação, duração

Resumo

Em todas as épocas da humanidade o tempo faz-se e se faz tema de estudo, inquietações, inquirições. Conscientemente ou não, estabelecemos, em cada época, uma verdade sobre o tempo. Em um contexto de vida determinado por marcadores temporais socialmente construídos e internalizados como naturais, começamos a nos questionar se o tempo é ou não um fator de diferenciação e exclusão entre os seres humanos. E, particularmente no cotidiano escolar. O que percebemos, nos dias atuais, é um desencaixe entre a estrutura temporal adotada pela escola e a experiência temporal daqueles que nela habitam. A desconsideração das múltiplas temporalidades que coexistem no cotidiano escolar tem tido como consequência a diferenciação e exclusão daqueles que não se enquadram. Pensar temporalidades e diferenças no cotidiano escolar é pensar uma pedagogia que considera que cada um está efetivamente na sua hora, no seu ritmo, no seu tempo, na sua duração. Uma pedagogia de um outro tempo que valoriza a vida nas suas diferentes temporalidades.

Biografia do Autor

Luciana Pacheco Marques, UFJF

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED) da UFJF. Atua nas áreas de educação e diversidade, cotidiano escolar e diversidade, formação de professores na/para a diversidade.

Sandrelena da Silva Monteiro, Instituto Superior de Educação de Três Rios – RJ.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela UFJF. Professora do Instituto Superior de Educação de Três Rios – RJ. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED) da UFJF. Atua nas áreas de educação e diversidade, educação infantil e formação de professores.

Downloads

Publicado

11-03-2015

Como Citar

Marques, L. P., & Monteiro, S. da S. (2015). TEMPORALIDADES E DIFERENÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Teias, 16(40), 42–55. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24549