A ÉTICA NAS PESQUISAS COM IMAGENS: UMA CONVERSA COM GUSTAVO FISCHMAN

Autores

  • Sandra Kretli Silva Doutora em Educação; professora adjunta do Departamento de Teorias Educacionais e Práticas de Ensino e do Curso de Licenciatura do Campo do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos (Nupec3) e dos Grupos de Pesquisa "Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos" e "Formação de professores e práticas pedagógicas".
  • Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delbo Doutora em Educação; professora adjunta do Departamento de Teorias Educacionais e Práticas de Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos (Nupec3) e dos Grupos de Pesquisa "Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos" e "Formação de professores e práticas pedagógicas”.
  • Jaqueline Magalhães Brum

Palavras-chave:

Ética. Pesquisas com imagens. Educação

Resumo

Gustavo E. Fischman é professor titular no Mary Lou Fulton Teacher’s College, da Arizona State University, nos EUA; pesquisador do Public Knowledge Project e coordenador da área Comunidades de Pesquisa, Conhecimento Público e Democracia da FLACSO, Rio de Janeiro, Brasil. Suas áreas de especialização são Educação Comparada e Políticas Científicas e Educacionais. Gustavo E. Fischman nasceu em Buenos Aires, Argentina, onde obteve sua licenciatura em Educação na Universidad de Buenos Aires. Completou seu doutorado em Ciências Sociais e Educação Comparada na University of California, Los Angeles. Pesquisador nas áreas de políticas educativas, ensino superior e formação docente, tem muita experiência na utilização de metodologias “visuais” na pesquisa educativa. É autor de mais de 100 publicações científicas. Em 2013, foi eleito fellow da International Academy of Education (Academia Internacional de Educação) e, em 2015, da American Educational Research Association (Associação Norte-Americana de Pesquisadores em Educação). Além, de colaborar em vários comitês editoriais, é editor-chefe de Education Policy Analisis Archives (Arquivos Analíticos de Políticas Educativas) e coeditor de Education Review (Resenhas Educativas).

Biografia do Autor

Sandra Kretli Silva, Doutora em Educação; professora adjunta do Departamento de Teorias Educacionais e Práticas de Ensino e do Curso de Licenciatura do Campo do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos (Nupec3) e dos Grupos de Pesquisa "Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos" e "Formação de professores e práticas pedagógicas".

outora em Educação; professora adjunta do Departamento de Teorias Educacionais e Práticas de Ensino e do Curso de Licenciatura do Campo do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos (Nupec3) e dos Grupos de Pesquisa "Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos" e "Formação de professores e práticas pedagógicas".

Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delbo, Doutora em Educação; professora adjunta do Departamento de Teorias Educacionais e Práticas de Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos (Nupec3) e dos Grupos de Pesquisa "Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos" e "Formação de professores e práticas pedagógicas”.

Doutora em Educação; professora adjunta do Departamento de Teorias Educacionais e Práticas de Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos (Nupec3) e dos Grupos de Pesquisa "Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos" e "Formação de professores e práticas pedagógicas”.

Jaqueline Magalhães Brum

Doutora em Educação; professora adjunta do Departamento de Teorias Educacionais e Práticas de Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do núcleo de pesquisa e extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos (Nupec3) e dos Grupos de Pesquisa "Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos", "Formação de professores e práticas pedagógicas” e do “Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo (GEEM-ES)”.

Downloads

Publicado

03-08-2015

Como Citar

Silva, S. K., Guerra Frizzera Delbo, T. M. Z., & Brum, J. M. (2015). A ÉTICA NAS PESQUISAS COM IMAGENS: UMA CONVERSA COM GUSTAVO FISCHMAN. Revista Teias, 16(42), 222–231. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24543