ENTRECRUZANDO CIÊNCIA E CULTURA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES

Autores

  • Janete Magalhães Carvalho UFES
  • Sandra Kretli da Silva
  • Tania Mara Zanotti G. F. Delboni
  • Dulcimar Pereira

Resumo

Objetiva debater o entrecruzamento das fronteiras entre ciência e cultura. Problematiza, nesse sentido, os conhecimentos científicos nos modos pelos quais são abordados, nos currículos praticados nos cotidianos escolares, focalizando a ciência como uma cultura estrangeira. Utiliza os conceitos da desconstrução e da hospitalidade como formulados por Derrida (1996, 2002, 2003), assim como, os conceitos de tradução, hibridismo e negociação postulados por Bhabha (2003). Conclui pela necessidade de uma “ética nova”, no exercício das práticas pedagógicas curriculares, conjugada à tarefa epistemológica de reinvenção do trabalho de negociação para novas composições que hibridizem as fronteiras dos conhecimentos experienciados nos cotidianos escolares. Palavras chave: Prática pedagógica. Currículo. Ciência. Cultura. Cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Janete Magalhães Carvalho, UFES

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES

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Publicado

28-07-2014

Como Citar

Carvalho, J. M., Silva, S. K. da, Delboni, T. M. Z. G. F., & Pereira, D. (2014). ENTRECRUZANDO CIÊNCIA E CULTURA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES. Revista Teias, 15(37), 130–142. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24425