ENTRECRUZANDO CIÊNCIA E CULTURA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES
Resumo
Objetiva debater o entrecruzamento das fronteiras entre ciência e cultura. Problematiza, nesse sentido, os conhecimentos científicos nos modos pelos quais são abordados, nos currículos praticados nos cotidianos escolares, focalizando a ciência como uma cultura estrangeira. Utiliza os conceitos da desconstrução e da hospitalidade como formulados por Derrida (1996, 2002, 2003), assim como, os conceitos de tradução, hibridismo e negociação postulados por Bhabha (2003). Conclui pela necessidade de uma “ética nova”, no exercício das práticas pedagógicas curriculares, conjugada à tarefa epistemológica de reinvenção do trabalho de negociação para novas composições que hibridizem as fronteiras dos conhecimentos experienciados nos cotidianos escolares.
Palavras chave: Prática pedagógica. Currículo. Ciência. Cultura. Cotidiano escolar.
Palavras chave: Prática pedagógica. Currículo. Ciência. Cultura. Cotidiano escolar.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias