TEORIAS DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS

Autores

  • Adriana Rocha Bruno UFJF
  • Lucila Pesce UNIFESP
  • João Vicente Cegato Bertomeu UNIFESP

Resumo

O artigo considera sobre as principais teorias da educação e da comunicação, apontando a fecundidade da Via da Complexidade e do Interacionismo, para as práticas pedagógicas mediadas por tecnologias. É sinalizado o potencial da abordagem educacional “estar junto virtual” para os cursos online, por sua base Construcionista, que encontra no Interacionismo, no Cognitivismo e no Humanismo os fundamentos do seu desenvolvimento. As teorias da comunicação aqui delineadas contribuem para a reflexão sobre os saberes e fazeres do ensino e aprendizagem mediados pelas tecnologias digitais. O mapeamento das principais teorias de educação e da comunicação que suportam distintas práticas pedagógicas mediadas por tecnologias busca convidar o leitor à reflexão nesta área. Palavras-chave: teorias de educação; paradigmas de comunicação; práticas pedagógicas mediadas por tecnologias.

Biografia do Autor

Adriana Rocha Bruno, UFJF

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF

Lucila Pesce, UNIFESP

Doutora em Educação: Currículo (PUC/SP), com pós-doutorado em Filosofia e História da Educação (UNICAMP). Docente e pesquisadora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Linhas de pesquisa: educação e mídias digitais; formação de educadores e mídias digitais

João Vicente Cegato Bertomeu, UNIFESP

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Docente e pesquisador do Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Linhas de pesquisa: comunicação, tecnologia de informação, educação e saúde.

Downloads

Publicado

20-12-2012

Como Citar

Bruno, A. R., Pesce, L., & Bertomeu, J. V. C. (2012). TEORIAS DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS. Revista Teias, 13(30), 25 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24274