TEORIAS DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS

Adriana Rocha Bruno, Lucila Pesce, João Vicente Cegato Bertomeu

Resumo


O artigo considera sobre as principais teorias da educação e da comunicação, apontando a fecundidade da Via da Complexidade e do Interacionismo, para as práticas pedagógicas mediadas por tecnologias. É sinalizado o potencial da abordagem educacional “estar junto virtual” para os cursos online, por sua base Construcionista, que encontra no Interacionismo, no Cognitivismo e no Humanismo os fundamentos do seu desenvolvimento. As teorias da comunicação aqui delineadas contribuem para a reflexão sobre os saberes e fazeres do ensino e aprendizagem mediados pelas tecnologias digitais. O mapeamento das principais teorias de educação e da comunicação que suportam distintas práticas pedagógicas mediadas por tecnologias busca convidar o leitor à reflexão nesta área.
Palavras-chave: teorias de educação; paradigmas de comunicação; práticas pedagógicas mediadas por tecnologias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional