ATOS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO: O PRÍNCIPE PROVOCADO
Resumo
O presente texto procura, numa dialética e numa dialógica sem qualquer síntese conclusiva, efetivar uma relação generativa entre currículo e formação. Entende como centralidade dos seus argumentos que a relação entre currículo e formação, um dos compromissos fundantes da educação, produz um tipo de problemática com significativas e singulares potencialidades compreensivas e propositivas. Na medida em que o currículo, definido tradicionalmente como um artefato e a formação como do âmbito da experiência de sujeitos em processos de aprendizagem na relação estabelecida com saberes, neste caso, instituídos e organizados no currículo, entende-se que essa é uma relação tensiva capaz de produzir elucidações e proposições ainda em opacidade, tanto em termos teóricos quanto em relação aos atos currículo.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias