ATOS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO: O PRÍNCIPE PROVOCADO

Autores

  • Roberto Sidnei Macedo FACED-UFBA

Resumo

O presente texto procura, numa dialética e numa dialógica sem qualquer síntese conclusiva, efetivar uma relação generativa entre currículo e formação. Entende como centralidade dos seus argumentos que a relação entre currículo e formação, um dos compromissos fundantes da educação, produz um tipo de problemática com significativas e singulares potencialidades compreensivas e propositivas. Na medida em que o currículo, definido tradicionalmente como um artefato e a formação como do âmbito da experiência de sujeitos em processos de aprendizagem na relação estabelecida com saberes, neste caso, instituídos e organizados no currículo, entende-se que essa é uma relação tensiva capaz de produzir elucidações e proposições ainda em opacidade, tanto em termos teóricos quanto em relação aos atos currículo.

Biografia do Autor

Roberto Sidnei Macedo, FACED-UFBA

Prof. do Departamento I FACED-UFBA, Coordenador do FORMACCE - Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação. Membro do GT 12 ANPED

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Publicado

25-04-2012

Como Citar

Macedo, R. S. (2012). ATOS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO: O PRÍNCIPE PROVOCADO. Revista Teias, 13(27), 8 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24252