CANTO ORFEÔNICO: A LINGUAGEM MUSICAL EM VOZES POLÍTICAS E EDUCATIVAS

Autores

  • Ednardo Monteiro Gonzaga Monti Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Resumo

O presente artigo tem como foco as questões políticas e pedagógicas do projeto de educação musical desenvolvido nas escolas brasileiras por Villa-Lobos. Inicialmente propõe-se uma reflexão sobre os objetivos e as principais finalidades do orfeonismo implantado a princípio no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Em seguida, é apresentado um diálogo da metodologia utilizada pelo Maestro brasileiro com as idéias pedagógicas musicais de Kodály. Quanto à metodologia, a contextualização histórica deste trabalho teve como base documental e bibliográfica as publicações de órgãos oficiais do Estado na Era Vargas, tais como: o Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, a Secretaria de Educação e Saúde do Distrito Federal e do Ministério da Educação e Saúde. Como resultado percebe-se que o Canto Orfeônico atendia às expectativas políticas e pedagógicas do período, pois promovia a educação artística do povo que era o anseio dos educadores musicais e, simultaneamente, expressava o discurso da cultura republicana na Era Vargas.

Biografia do Autor

Ednardo Monteiro Gonzaga Monti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Gama Filho, fez Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Música no Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário e Bacharelado em Música - Habilitação em Piano no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Atualmente é coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade de Belford Roxo (FABEL), regente do coral PETROBRAS/TRANSPETRO e docente do Centro Universitário Geraldo Di Biase. Na Educação Básica, como professor de Educação Artística, atua na rede da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

Downloads

Publicado

30-04-2011

Como Citar

Monti, E. M. G. (2011). CANTO ORFEÔNICO: A LINGUAGEM MUSICAL EM VOZES POLÍTICAS E EDUCATIVAS. Revista Teias, 12(24), 17 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24203