LEITURA: DECODIFICAÇÃO OU OBTENÇÃO DO SENTIDO?
Resumo
Este estudo tem como objetivo fazer uma comparação e um paralelo entre a linha teórica que acentua a importância do código no processo da aprendizagem da leitura (métodos alfabéticos, silábico, fônico e outros) e a linha que dá importância aos sentidos prévios construídos pelo leitor (métodos globais, analíticos e sintéticos e filosofias construtivista e sociointeracionista). Para isto foram utilizados textos de autores defensores destas linhas teóricas contrapondo suas idéias em diversos tópicos. Este estudo busca proporcionar uma reflexão crítica sobre a efetividade do modo como as crianças aprendem e em como são ensinadas com relação à aquisição e desenvolvimento da leitura, visto que os dados têm demonstrado que grande número delas estão apresentando dificuldades nesta aprendizagem. Palavras-chave: aprendizagem, linguagem escrita, métodos.Downloads
Publicado
30-06-2009
Como Citar
Cunha, V. L. O., & Capellini, S. A. (2009). LEITURA: DECODIFICAÇÃO OU OBTENÇÃO DO SENTIDO?. Revista Teias, 10(19), 21 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24070
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.