LEITURA: DECODIFICAÇÃO OU OBTENÇÃO DO SENTIDO?

Autores

  • Vera Lúcia Orlandi Cunha Universidade estadual Paulista-UNESP. Marília-SP.
  • Simone Aparecida Capellini Universidade Estadual Paulista-UNESP –Marília - SP.

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer uma comparação e um paralelo entre a linha teórica que acentua a importância do código no processo da aprendizagem da leitura (métodos alfabéticos, silábico, fônico e outros) e a linha que dá importância aos sentidos prévios construídos pelo leitor (métodos globais, analíticos e sintéticos e filosofias construtivista e sociointeracionista). Para isto foram utilizados textos de autores defensores destas linhas teóricas contrapondo suas idéias em diversos tópicos. Este estudo busca proporcionar uma reflexão crítica sobre a efetividade do modo como as crianças aprendem e em como são ensinadas com relação à aquisição e desenvolvimento da leitura, visto que os dados têm demonstrado que grande número delas estão apresentando dificuldades nesta aprendizagem. Palavras-chave: aprendizagem, linguagem escrita, métodos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Orlandi Cunha, Universidade estadual Paulista-UNESP. Marília-SP.

Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília - SP

Simone Aparecida Capellini, Universidade Estadual Paulista-UNESP –Marília - SP.

Fonoaudióloga. Doutora em Ciências Médicas – Faculdade de Ciências Médicas – FCM/UNICAMP – Campinas – SP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília - SP

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Publicado

30-06-2009

Como Citar

Cunha, V. L. O., & Capellini, S. A. (2009). LEITURA: DECODIFICAÇÃO OU OBTENÇÃO DO SENTIDO?. Revista Teias, 10(19), 21 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24070