Direitos humanos na sociedade contemporânea: neoliberalismo e (pós)modernidade / Human rights in contemporary society: neoliberalism and (post)modernity

Autores

  • Fernando Hoffmam Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/ Câmpus Santiago) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
  • Jose Luis Bolzan de Morais Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Daniel Carneiro Leão Romaguera Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).

Palavras-chave:

Direitos humanos, contemporaneidade, (pós)modernidade, neoliberalismo. / Human rights, contemporaneity, (post)modernity, neoliberalism.

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2018/30740

Resumo

Este artigo compreende investigação dos direitos humanos em meio ao projeto (pós)moderno e as racionalidades neoliberais da atualidade. Nesse contexto, questiona- se o papel contraditório dos direitos humanos quando vinculados à ideologia político- econômica neoliberal, ao passo que persiste o paradigma moderno-ocidental.

Palavras-chave: Direitos humanos; contemporaneidade; (pós)modernidade; neoliberalismo.

Abstract

This article investigates the category of human rights related with (post)modern project and neoliberal rationalities. In this context, the contradictory role of human rights is linked with neoliberal political-economic ideology, while the modern-Western paradigm persists.

Keywords: Human rights; contemporaneity; (post)modernity; neoliberalism.

Biografia do Autor

Fernando Hoffmam, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/ Câmpus Santiago) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Mestre e Doutorando em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Bolsista PROEX/CAPES; Membro do Grupo de Pesquisa Estado e Constituição e da Rede Interinstitucional de Pesquisa Estado e Constituição, vinculado à UNISINOS e ao CNPQ; Professor Titular do Curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/ Câmpus Santiago); Membro do Grupo de Pesquisa Direito, Justiça e Cidadania, vinculado à URI e ao CNPQ; Especialista em Direito: Temas Emergentes em Novas Tecnologias da Informação e Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Jose Luis Bolzan de Morais, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Pós-Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra; Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Université de Montpellier I; Mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); Professor do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado – da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Procurador do Estado do Rio Grande do Sul.

Daniel Carneiro Leão Romaguera, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).

Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e Mestre em Jurisdição e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP/PE), tendo feito Mestrado-Sanduíche na UNISINOS/RS. Membro dos Grupos de Pesquisa Jurisdição Constitucional, Democracia e Constitucionalização de Direitos e Pós-colonialidade e Integração Latino-Americana, vinculados, respectivamente a UNICAP e a UNILA.

Downloads

Publicado

2019-03-07

Como Citar

Hoffmam, F., Bolzan de Morais, J. L., & Carneiro Leão Romaguera, D. (2019). Direitos humanos na sociedade contemporânea: neoliberalismo e (pós)modernidade / Human rights in contemporary society: neoliberalism and (post)modernity. Revista Direito E Práxis, 10(1), 250–273. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/30740

Edição

Seção

Artigos inéditos