Presença implicada e em reserva do enfermeiro na educação em saúde à pessoa com hipertensão

Gilvan Ferreira Felipe, Lia Carneiro Silveira, Thereza Maria Magalhães Moreira, Maria Célia de Freitas

Resumo


Foi objetivo deste estudo analisar a contribuição dos conceitos de presença implicada e presença em reserva para o processo de educação em saúde realizado pelo enfermeiro à pessoa com hipertensão arterial. A necessidade de cuidado acompanha o indivíduo durante todo seu ciclo vital. Percebem-se situações que tornam explícita esta necessidade como é o caso da pessoa com hipertensão arterial que requer atenção permanente da equipe de saúde. Uma das formas de se fornecer esta atenção é por meio da prática de educação em saúde. O processo de educação em saúde pode atuar como colaborador da terapêutica dessas pessoas, quando realizado com equilíbrio dinâmico entre a presença implicada e a presença em reserva por parte do profissional.

Palavras-chave


Educação em saúde; cuidados de enfermagem; atitude do pessoal de saúde; hipertensão arterial

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