Consulta de enfermagem ao cliente hipertenso na estratégia saúde da família [Nursing consultation to hypertensive patients in family health strategy]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.15597Palavras-chave:
Enfermagem, hipertensão, saúde da família, consulta [Nursing, hypertension, family health, consultation] [Enfermería, hipertensión, salud de la familia, consulta]Resumo
O estudo teve como objetivo descrever as ações realizadas pelos enfermeiros da atenção básica em Picos/Piauí voltadas ao acompanhamento do cliente com Hipertensão Arterial Sistêmica. Tratou-se de um estudo descritivo e de corte transversal, realizado com 26 enfermeiros atuantes na estratégia saúde da família, no período de agosto de 2010 a junho de 2011. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado, construído com base em revisão de literatura, o qual foi validado com a utilização da técnica Delphi. Identificaram-se as características socioeconômicas e profissionais dos participantes, bem como as ações desenvolvidas na consulta de enfermagem ao hipertenso. Constatou-se deficiência na implementação do processo de enfermagem, assim como a necessidade de capacitação dos enfermeiros quanto à sua atuação na atenção primária, proporcionando um aperfeiçoamento da assistência a partir da reflexão sobre os aspectos contemplados na consulta de enfermagem à pessoa com hipertensão.
ABSTRACT
The goal of this study was to describe the actions of nurses from a primary care unit in Picos, Piauí, Brazil, regarding the care of patients suffering from Systemic Arterial Hypertension. This was a descriptive, cross-sectional study, done with 26 nurses who work with family health. The period of the study was from August 2010 to June 2011. Data were collected using a semistructured questionnaire based on a review of the literature, and validated with the use of the Delphi technique. The socioeconomical and professional characteristics of the participants were assessed, as well as the actions performed by the nurses on patients with hypertension. We found that the implementation of the nursing processes is deficient, and the improvement of nursing techniques for acting in primary care is necessary, perfecting the assistance using aspects of the treatment nurses give to patients with hypertension.
RESUMEN
Este estudio tuvo como objetivo describir las medidas adoptadas por los enfermeros de atención básica en Picos / Piauí orientadas hacia el cliente con hipertensión. Se realizó un estudio descriptivo y transversal, realizado con 26 enfermeros que trabajan en la estrategia de salud de la familia, de agosto de 2010 hasta junio de 2011. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario semiestructurado, construido a través de una revisión literaria, que fue validado ante el uso de la técnica Delphi. Se identificaron rasgos socioeconómicos y profesionales de los participantes, así como las acciones desarrolladas en las consultas de enfermería a los pacientes hipertensos. Se constató la falta de aplicación del proceso de enfermería, así como la necesidad de formación de enfermeros en lo que dice respecto a su papel en la atención primaria, lo que proporcionó una mejora en la asistencia a partir de la reflexión sobre dichos aspectos de la consulta de enfermería a personas con hipertensión.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.15597
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).