Associação entre adesão ao tratamento anti-hipertensivo e integralidade no atendimento de enfermeiros [Association between antihypertensive treatment adherence and comprehensive nursing care] [Asociación entre adhesión al tratamiento antihipertensivo e integralidad en la atención de los enfermeros]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.25250Palavras-chave:
integralidade em saúde, assistência integral à saúde, adesão à medicação, enfermagem.Resumo
Objetivo: verificar a associação entre nível de adesão dos clientes ao tratamento anti-hipertensivo e a integralidade no atendimento de enfermeiros. Método: pesquisa de abordagem quantitativa, desenvolvida na cidade de Fortaleza-CE, com 602 hipertensos atendidos em um Centro de Saúde de Atenção Secundária. Para identificar a presença ou não da adesão, aplicou-se o Teste de Morisky-Green e a presença da integralidade na assistência foi obtida por um check-list baseado nos pressupostos da Starfield (acessibilidade, acolhimento, vínculo e enfoque familiar). Foi realizado um entrecruzamento das variáveis por meio do teste estatístico Quiquadrado de Pearson (X2). O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: não houve associação entre adesão e integralidade no atendimento de enfermeiros (p=0,758). Conclusão:verifica-se a necessidade de se realizar um cuidado de enfermagem centrado na integralidade da assistência, de forma a buscar cada vez a adesão dos pacientes hipertensos ao tratamento.
ABSTRACT
Objective: to examine the association between client adherence to antihypertensive treatment and comprehensive nursing care. Methodology: quantitative study conducted Fortaleza, Ceará, with 602 hypertensive patients treated at a Secondary Health Care Center. Treatment adherence was identified by applying Morisky-Green test and the comprehensiveness of care was assessed using a checklist based on Starfield’s principles (accessibility, placement, involvement and family approach). Variables were correlated using Pearson’s Chi-Square Test (X2). The study was approved by the research ethics committee. Results: no association was found between treatment adherence and the comprehensiveness of nursing care (p = 0.758). Conclusion:there was found to be a need to provide nursing care centered on comprehensiveness, with a view always to improving treatment adherence among hypertensive patients.
RESUMEN
Objectivo: verificar la asociación entre el nivel de adhesión de los clientes al tratamiento antihipertensivo y la integralidad en la atención de los enfermeros. Método: investigación de enfoque cuantitativo, desarrollada en la ciudad de Fortaleza-Ceará, junto a 602 pacientes hipertensos atendidos en un Centro de Salud de Atención Secundaria. Para identificar la presencia o no de la adhesión, se aplicó el Test de Morisky-Green y la presencia de la integralidad en la asistencia se obtuvo a través de una check-list basada en los principios de Starfield (accesibilidad, acogimiento, vínculo y enfoque familiar). Se realizó un entrecruce de las variables a través del test estadístico Chi Cuadrado de Pearson (X2). El presente estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación. Resultados: no hubo asociación entre adhesión e integralidad en la atención de los enfermeros (p=0,758). Conclusión: se verificó la necesidad de desarrollar un cuidado de enfermería focalizado en la integralidad de la asistencia, con el objeto de lograr una mayor adhesión de pacientes hipertensos al tratamiento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).