A IMAGEM NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA JUNIOR EM ROBÓTICA EDUCATIVA

Autores

  • Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Esequiel Rodrigues Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28610

Resumo

A Robótica é a ciência que estuda a montagem e a programação de robôs. Os robôs são dispositivos programáveis que atuam de forma autônoma. As ações de construir e programar um robô exigem a combinação de conhecimentos de diversas áreas, ou seja, a robótica possui um caráter multidisciplinar. Algumas disciplinas presentes no estudo da robótica são a Física, a Eletrônica, o Design, a Matemática e a Informática. Por isso, as atividades de robótica são normalmente mais produtivas quando realizadas em grupo e por pessoas de diferentes áreas, o que as torna potencialmente indicadas ao ensino interdisciplinar. Neste trabalho, enfatizamos a iniciação à robótica, através da utilização de imagens. Mais que colorida e interessante aos olhos, na programação de robôs descrita neste estudo, a “linguagem de programação” – construção de algoritmo – é mediada por imagem, aqui tratada no campo da modalidade linguística. A interface multimodal, que reúne no texto a palavra e a imagem, é predominantemente gráfica, o que reduz a necessidade de digitação de scripts, diminuindo o tempo da programação. Este trabalho relata uma experiência de ensino de Física, desenvolvida na forma de projeto de Iniciação Científica e Tecnológica Junior, e reflete sobre questões relacionadas a imagem e conhecimento, apontando para outras possibilidades no ensino e na pesquisa na Educação Básica.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Física, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Fez pós-doutorado em Física, na área de Teoria Quântica de Campos, na modalidade de fixação de recém-doutor,  na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997-1999) e pós-doutorado no Centro Brasileiro de  Pesquisas Físicas (1999-2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Dedicação Exclusiva, atuando na Educação Básica e na Educação Superior. Tem experiência acadêmica na área de Física , com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos,  atuando, principalmente, nas seguintes  linhas de pesquisa: Teoria Supersimétrica de Chern-Simon-Kalb-Ramon, Cordas Cósmicas, Teorias com Derivadas de Ordem Superior, Quantização Simplética e Supersimetria. Ingressou como professora efetiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2005, sendo lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. A partir do ano de 2006 passou a atuar também nas áreas de História da Ciência e Ensino de Física com ênfase, principalmente, nas linhas de História da Física e Formação de Professores. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica e, a partir de maio de 2017, passa a Coordenar o Programa.

Esequiel Rodrigues Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente e Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Educação Básica (PPGEB/CAp-UERJ). Coordenador do Curso de Extensão (aperfeiçoamento): A Imagem na Sala de Aula. Atuou como consultor da Fundação Roberto Marinho com autoria no desenvolvimento do curso de Artes do projeto Novo Telecurso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem visual, educação básica, mídia-educação, desenvolvimento de material didático, formação de professores, ensino de desenho e ensino de Arte.

Downloads

Publicado

2017-08-16

Como Citar

Porto, M. B. D. da S. M., & Oliveira, E. R. (2017). A IMAGEM NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA JUNIOR EM ROBÓTICA EDUCATIVA. E-Mosaicos, 6(12), 113–137. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28610

Edição

Seção

ARTIGOS