O QUE É PRODUZIDO NA FOTOSSÍNTESE? - ANÁLISE DESSE PROCESSO A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2013.8835Resumo
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2013.8835
Os livros didáticos são, muitas vezes, utilizados pelos professores sem que seja realizada uma análise cuidadosa acerca dos conceitos abordados por seus autores. Apesar de todo o cuidado que se deveria ter ao editar um livro didático, muitas vezes alguns desses conceitos ficam desatualizados com o passar dos anos ou, ainda, são mal interpretados a partir de sua pesquisa de origem. Este é um problema comum a livros didáticos de diversas disciplinas. Deteremo-nos, aqui, na análise realizada em alguns livros da Educação Básica e da Educação Superior, da área de Biologia, nos quais detectamos que o processo da fotossíntese não é apresentado de forma clara. Nestas obras, de uma forma geral, a fotossíntese aparece como o processo que usa a energia luminosa para converter o dióxido de carbono e a água em açúcares. No entanto, em muitos livros, a glicose aparece como o açúcar produzido neste processo, seja através da representação de sua fórmula química na equação geral da fotossíntese, ou em esquemas didáticos do processo como um todo, seja como produto final na conceituação deste processo. Assim, foi proposta uma nova abordagem desse conceito para livros didáticos, considerando uma das primeiras equações gerais da fotossíntese elucidadas por Calvin.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.